Notícias
ALERGIA
Semana Mundial de Alergia tem oferta de testes no HU-UFSC
Durante toda esta semana, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está realizando um mutirão de testes alérgicos.
A oferta total é de cem testes, sendo 50 prock tests (inalatórios e/ou alimentares) e 50 testes de contato. Os testes de alergia oferecidos ao longo desta semana são regulados, ou seja, vão beneficiar pacientes que já aguardam pelo exame.
“O objetivo do mutirão dos testes alérgicos, é reduzir a fila de espera para esses testes em Santa Catarina. Nós aproveitamos a Semana Mundial de Alergia para ampliar o acesso, agilizar o diagnóstico, oferecer um atendimento mais rápido e resolutivo para esses pacientes que aguardam pelo serviço”, explica a médica alergista Jane da Silva, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSC.
Por fazer parte da Rede Nacional de Hospitais e Universidades Federais, por meio da Ebserh, o HU é estimulado a realizar esses mutirões. “Com isso, existe uma integração que fortalece a capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o impacto social do hospital”, completa Jane.
Ao longo da semana, estão sendo ofertados três tipos de teste: o teste de contato, o pré-teste inalatório e o pré-teste alimentar. O primeiro é um teste para investigar alergia de contato e os outros dois, alergia a alérgenos como ácaros, pelo de animais, pólens e alergia alimentar.
Essas ações têm também grande valor na formação dos profissionais de saúde. A médica residente de alergia e imunologia, por exemplo, participa da realização e interpretação dos testes. “Isso é fundamental para o aprendizado prático desse profissional que está se especializando. Além disso, estudantes de graduação podem também acompanhar os atendimentos durante seus estágios e, eventualmente, os dados gerados nesse momento podem auxiliar em pesquisas futuras, onde a gente vai buscar, por exemplo, entender qual é o perfil de sensibilização alérgica da nossa população”, detalha a gerente.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.