Notícias
SAÚDE
Profissional de Educação Física reativa projeto de ginástica laboral no HU-UFSC
Profissionais do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estão participando de ginástica laboral, conduzidas por um profissional que atua na instituição. As atividades, que estavam paradas, foram retomadas e têm o objetivo de promover um estilo de vida ativo, atuando positivamente na saúde dos colaboradores.
O profissional de Educação Física que atua no HU-UFSC/Ebserh, Diogo Cardoso da Silva, disse que este projeto foi planejado em 2019, quando foi feito um estudo sobre questões de saúde dos profissionais. “Montamos o projeto de saúde, que foi apresentado ao Colegiado Executivo, com previsão para começar em 2020, mas as atividades foram suspensas por causa da pandemia, sendo retomado em 2022”, explicou Diogo Cardoso, que assumiu um cargo de gestão e, agora, retornando à assistência, reativou o projeto.
“Estimulamos as pessoas a praticarem um hábito de vida ativo, promovendo atividades físicas no ambiente de trabalho, além de influenciar na melhora do comportamento sedentário”, afirmou o profissional de Educação Física. “Realizamos atividades de alongamento, mobilidade e fortalecimento muscular, além de atividades lúdicas, de coordenação motora, de respiração e relaxamento”, complementou, explicando que os exercícios são adaptados para cada realidade.
“Cada espaço tem suas particularidades, então as atividades são adaptadas conforme o ambiente. Em alguns lugares consigo reunir mais pessoas; em outros, o espaço é mais limitado. Também ajusto os exercícios de acordo com o perfil dos participantes — há unidades em que todos se conhecem e o clima é mais descontraído, e outras em que é preciso um pouco mais de adaptação. O importante é envolver o grupo e manter a regularidade”, disse o especialista.
Segundo ele, no caso de equipes interessadas na atividade, a chefia da unidade deve enviar uma solicitação via SEI para a Unidade Multiprofissional. “Havendo disponibilidade de horário, será alocado o profissional para a unidade solicitante”, explicou. “O apoio das chefias é fundamental. Se o chefe entende a importância, o grupo participa com mais motivação”, disse Diogo.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.