Notícias
ENFERMAGEM
Posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HU-UFSC reforça compromisso com a prática ética
A cerimônia de posse da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ocorreu nesta terça-feira (26/08), no auditório do hospital. O evento contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) e da gestão do HU-UFSC.
A Comissão de Ética atua como órgão consultivo e orientador do Coren-SC em questões éticas relacionadas aos profissionais de Enfermagem. Entre suas funções estão a orientação, a conscientização, a emissão de pareceres, a mediação de conflitos e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional na instituição.
A chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC, Juliana Krum Cardoso da Silva, destacou que a posse reforça o compromisso da Enfermagem com valores éticos e de responsabilidade. “Ao assumir essa comissão, cada integrante assume também a missão de atuar de forma orientadora, educativa e, quando necessário, mediadora de conflitos. Confiamos que esta comissão será um espaço de escuta, acolhimento e orientação das equipes”, afirmou.
Tânia Soares Rebello, representante da Comissão de Ética do Coren-SC, ressaltou a importância histórica da Comissão de Ética no hospital e seu papel de aproximação dos profissionais de Enfermagem com o Conselho. “A Comissão de Ética auxilia todos os profissionais a compreender melhor seus papéis, deveres e direitos. É com prazer que vejo o HU-UFSC manter ativa essa comissão”, disse.
A gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, parabenizou os membros da comissão e reforçou a importância de um trabalho ético e seguro. “A superintendência se coloca à disposição para apoiar a comissão no cumprimento de suas funções”, declarou.
Dinelsa Mara da Silva, representante da Comissão de Ética de Enfermagem do HU-UFSC, destacou que o comitê terá papel fundamental na orientação, conscientização e fiscalização do exercício ético-legal dos profissionais. “Nosso objetivo é zelar pelo cumprimento do Código de Ética e das normas profissionais, garantindo uma assistência qualificada e segura, com moralidade, sigilo, imparcialidade e compromisso com a vida e o bem-estar do outro. Assumimos esta missão com transparência, responsabilidade e escuta qualificada, sempre buscando decisões justas”, afirmou.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.