Notícias
TECNOLOGIA
Novos equipamentos modernizam diversos setores do HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), investiu R$ 1.086.938,22 na aquisição e atualização de equipamentos que modernizam diversos setores e contribuem para a melhoria da assistência prestada aos pacientes, das condições de trabalho dos profissionais e da formação dos estudantes. Entre os itens entregues estão um novo equipamento de raio-x digital na Emergência, uma cama especial para pacientes obesos na UTI, dois micromotores cirúrgicos para o serviço de Odontologia e o retorno de duas câmeras Storz para o Centro Cirúrgico, após manutenção na fábrica. O hospital também deve receber dois aparelhos de osmose portátil, que serão utilizados para aprimorar a qualidade da diálise realizada à beira do leito em pacientes internados na UTI.
De acordo com o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, a renovação tecnológica é uma ação contínua no hospital. “Nossa preocupação é possibilitar sempre uma assistência de qualidade aos pacientes, e, ao mesmo tempo, oferecer condições para que os nossos profissionais desenvolvam todo o seu potencial e nossos estudantes recebam ensino moderno e atualizado. Nesse sentido, é fundamental evitar que os equipamentos em uso se tornem defasados ou obsoletos”, afirma.
O chefe do Setor de Engenharia Clínica do HU-UFSC, Marcos Klering Mesquita, explica que cada um dos novos equipamentos representa um avanço importante para os respectivos setores. “O novo RX digital, por exemplo, está pronto para entrar em operação na Emergência e permitirá a realização de exames com maior agilidade e qualidade de imagem. Na UTI, a cama para pacientes obesos tem capacidade para até 450 quilos, ampliando a segurança e o conforto no atendimento. Já na Odontologia, os dois micromotores entregues possibilitam cirurgias orais e bucomaxilofaciais com maior precisão”, detalha.
Segundo ele, as aquisições foram realizadas com recursos de investimento da instituição, previstos no Acordo de Objetivos e Compromissos (AOC) 2024/2025. “Com essas entregas, o HU dá um importante salto para se tornar um hospital cada vez mais moderno e que contempla as mais diversas especialidades, respeitando as particularidades de cada paciente”, avalia.
Marcos destaca ainda os avanços na área de diagnóstico por imagem, que conta agora com equipamentos capazes de realizar exames diretamente no leito de internação. “Os novos aparelhos de RX permitem que o exame seja feito no próprio quarto do paciente e, imediatamente, as imagens são disponibilizadas no sistema de gestão por meio de transferência via Wi-Fi”, explica.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.