Notícias
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
Mutirões no HU-UFSC beneficiam pacientes que estão na lista do SUS
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem realizando, ao longo do mês de junho, diversos mutirões que visam agilizar o acesso dos pacientes a atendimentos, contribuindo para a redução do tempo de espera por exames e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Diferentemente de um mutirão de portas abertas, as ações realizadas no HU-UFSC integram-se ao Programa Agora Tem Especialistas, atendendo pacientes que já estavam na lista de espera e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização.
No dia 7 de junho, foram realizadas dez histeroscopias, entre cirúrgicas diagnósticas. No dia 19, foram cinco otoplastias e 50 videolaringoscopias. Para o próximo sábado, dia 28, estão previstas 16 audiometrias, e no dia 2 de julho deverão ser realizadas 21 espirometrias.
Para o início de julho também estão previstos mais dois mutirões, desta vez de procedimentos cirúrgicos: no dia 5 de julho serão ofertadas seis laqueaduras e no dia 12, 16 procedimentos de ginecomastia (condição masculina resultante da hipertrofia das glândulas mamárias).
Alergia
Na próxima semana, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o HU-UFSC vai realizar um mutirão de testes alérgicos, oferecendo um total de cem testes, sendo 50 prock tests (inalatórios e/ou alimentares) e 50 testes de contato. Os testes de alergia também são regulados, ou seja, vão beneficiar pacientes que já aguardam pelo exame.
Saiba mais
Ebserh em Ação - Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas listas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), do Ministério da Saúde, e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais (HUFs).
A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.