Notícias
AMBIÊNCIA
HU-UFSC realiza adequação nas instalações físicas do Alojamento Conjunto da maternidade
Na tarde desta quarta-feira (15), foi formalizada a entrega do serviço de adequação das instalações físicas do Alojamento Conjunto da maternidade do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Alojamento Conjunto é onde ficam internadas as mães com os bebês recém-nascidos. O objetivo da adequação foi melhorar a ambiência, garantindo mais conforto e bem-estar a pacientes, acompanhantes e trabalhadores da assistência. Os serviços foram executados com recursos próprios de custeio, e incluíram:
- Substituição do forro antigo por um sistema de forro removível com placas de gesso revestidas com película de PVC;
- Troca das luminárias por luminárias LED embutidas;
- Pintura Geral;
- Revisão de esquadrias de madeira e móveis;
- Revisão geral do sistema de climatização, exaustão e renovação de ar;
- Instalação de novas campainhas nos leitos;
- Individualização de acendimento de luminárias nos leitos.
“Parece pouco, mas faz uma grande diferença tanto para quem está internado quanto para a equipe. Estamos muito felizes e muito agradecidos”, disse a enfermeira Berenice Rubick, que é a profissional de referência do Alojamento Conjunto.
A gerente de Atenção à Saúde do HU-UFSC, Monique Mendes Marinho, lembrou que a conclusão do serviço em prazo menor que o previsto se deveu, entre outros fatores, ao empenho de todos. “Foi determinante também o apoio da gestão para a execução dessas adequações”, declarou.
Já o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, agradeceu a todos os envolvidos e lembrou o alcance das benfeitorias implantadas: “Todas as ações que estamos promovendo têm como finalidade melhorar a assistência aos pacientes. E isso só é possível com o trabalho conjunto e a dedicação de todos”.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.