Notícias
TECNOLOGIA
HU-UFSC inicia implantação do Sistema de Gestão do Ensino
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou no mês de setembro o processo de implantação do Sistema de Gestão do Ensino (SGE), plataforma desenvolvida pela Rede Ebserh para otimizar a organização das atividades acadêmicas nos hospitais universitários federais.
O sistema permitirá maior controle e eficiência na gestão dos campos de prática de ensino, abrangendo estudantes e residentes que atuam no hospital. Entre as funcionalidades, estão a geração de relatórios dinâmicos, a integração das escalas de atividades em formato digital, a gestão das solicitações de refeições para discentes e residentes, e o alinhamento das práticas de ensino com os centros de custo do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo maior transparência na alocação de recursos.
De acordo com Diego Medeiros, chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação do HU-UFSC, a implantação do SGE no hospital foi estruturada de forma planejada e participativa. “Foi criado um grupo de trabalho local, composto por representantes dos setores de Contabilidade, Tecnologia da Informação e Saúde Digital, além do Setor de Gestão do Ensino. A implementação acontecerá em três etapas: inicialmente na Residência Multiprofissional, em seguida na Residência Médica e, por fim, nos cursos de graduação”, explicou. Segundo ele, a expectativa é que os registros de presença dos alunos de Residência Multiprofissional passem a ser realizados diretamente no novo sistema a partir do mês de outubro.
Para Jane da Silva, gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFSC, a implantação do sistema representa um marco para a qualificação das atividades acadêmicas. “O SGE trará mais organização, agilidade e transparência para os processos de ensino, favorecendo tanto os residentes e estudantes quanto os preceptores e gestores. Além disso, por ser um sistema desenvolvido pela Ebserh para todos os hospitais universitários, permitirá a padronização e integração dos processos de ensino em nível nacional, alinhando o HU-UFSC à rede de HUs e fortalecendo o papel do hospital como espaço de excelência em ensino, pesquisa e assistência”, destacou.
A implantação do SGE segue etapas planejadas nacionalmente, com definição de núcleos locais de implantação, indicação de administradores do sistema em cada hospital, mapeamento dos programas de residência em saúde e alinhamento com o Sistema de Contabilidade da Ebserh. No HU-UFSC, já foi designado o núcleo responsável pelo processo, que contará com apoio técnico e oficinas de capacitação oferecidas pela Rede Ebserh.
O projeto foi iniciado em caráter piloto em 2024 e, em 2025, passou à fase de nacionalização, contemplando gradualmente todos os hospitais da Rede Ebserh.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.