Notícias
DIA NACIONAL DE LUTA
Direitos e inclusão das pessoas com deficiência são tema de evento no HU-UFSC
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi marcado, no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com um evento realizado nesta terça-feira (16/09). Organizada pela Comissão de Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência, a atividade reuniu trabalhadores para debater a importância da acessibilidade, da inclusão e da garantia de direitos no ambiente de trabalho.
Na abertura, o médico do trabalho Cléber Gonçalves Jardim, presidente da comissão, destacou a relevância do encontro. “Este tema é extremamente importante, tendo em vista que o HU tem atualmente 53 trabalhadores que se caracterizam como pessoas com deficiência. A comissão realiza avaliações periódicas e acompanha o desenvolvimento dessas pessoas no ambiente de trabalho”, afirmou.
O superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, ressaltou que a iniciativa evidencia o compromisso da instituição com a inclusão. “Este é um momento para a gente aprender, ouvir e transformar a sociedade em uma sociedade mais justa e inclusiva, que é também uma das missões da Rede Ebserh e da Universidade Federal de Santa Catarina. O hospital é um espaço de saúde, mas também de educação, onde formamos novos profissionais e buscamos garantir um ambiente cada vez mais acessível”, disse.
Luciany Andrade Nascimento, pedagoga do HU-UFSC e integrante da comissão, explicou que a ideia do encontro surgiu nas reuniões do grupo. “Percebemos que precisamos dar cada vez mais visibilidade a uma condição que ainda é tão invisível para a sociedade. Momentos como o de hoje são próprios para isso”, afirmou.
As palestras foram ministradas por duas profissionais convidadas: a advogada Ludmila Hanish, especialista em direitos das pessoas com deficiência, que falou sobre o laudo biopsicossocial como ferramenta de acesso a políticas públicas, e a pedagoga Janice Krasniak,, com habilitação em Educação Especial, que abordou aspectos relacionados à educação inclusiva.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.