Notícias
CAPACITAÇÃO
Curso oferecido pelo HU-UFSC amplia formação na Rede Ebserh
Foto ilustrativa - banco de imagens (Freepik)
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), desenvolveu o curso Princípios Básicos para Interpretação do Eletrocardiograma à Beira-leito, que passou a ser ofertado para toda a Rede Ebserh por meio da plataforma Moodle. Esta é a primeira capacitação produzida internamente pelo HU-UFSC a ser disponibilizada em formato de ensino a distância (EaD) para profissionais da Rede.
O curso foi elaborado pela enfermeira Aline Colaço, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Enfermagem (Nepen) e com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do HU-UFSC. A proposta surgiu a partir da pesquisa de doutorado da enfermeira (Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado da UFSC), quando ela identificou que grande parte dos profissionais não havia recebido formação complementar em eletrocardiograma ao longo da carreira. “Percebi que muitos relataram insegurança para interpretar o exame devido a uma lacuna na formação básica e à falta de ações de educação continuada nessa temática”, explica.
A capacitação foi desenvolvida em parceria com o HU-UFSC que, pela primeira vez, disponibilizada para toda a Rede Ebserh, o que, segundo Aline, amplia a visibilidade do trabalho realizado no hospital. “Acredito que a disponibilização dessa capacitação para toda a Rede Ebserh dá visibilidade ao nosso hospital e contribui para os processos de formação da Rede”, afirma.
A proposta busca apoiar a prática assistencial dos profissionais que atuam diretamente à beira-leito. “A capacitação facilita o acesso dos enfermeiros às ferramentas de atualização e espero que possa sensibilizá-los sobre a importância da interpretação do eletrocardiograma pelo enfermeiro”, destaca Aline. De acordo com a profissional, os principais beneficiados devem ser os enfermeiros que atuam em unidades onde o exame é mais frequente, como emergência e terapia intensiva.
O chefe da UDP, Alex Sander Ferreira Eusebio, explica que a unidade teve participação direta na estruturação da capacitação. “A UDP apoiou a organização do processo, a inclusão dos materiais no Moodle, a definição de estratégias pedagógicas e a interface com a Ebserh Sede para disponibilização do curso”, afirma.
Para Alex, a oferta nacional pode contribuir para qualificar a assistência na Rede. “O curso poderá fornecer aos profissionais de Enfermagem uma ferramenta para aprimorar a assistência ao paciente”, avalia. Ele destaca ainda que outras iniciativas semelhantes já estão em planejamento. “Foi a nossa primeira experiência de disponibilizar um curso à distância aos profissionais do HU e da Rede Ebserh, mas planejamos ter outras iniciativas como esta”, completa.
O curso pode ser acessado AQUI.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.