Notícias
Maio Vermelho chama atenção para a prevenção do câncer de boca
Um mutirão de avaliação da saúde bucal acontece nos dias 24 e 26 de maio, para os colaboradores do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), em alusão ao Maio Vermelho – mês da prevenção ao câncer de boca. A ação será realizada pelos residentes de Odontologia dos Programas de Residência Multiprofissional da instituição, juntamente com seus preceptores.
Conforme a cirurgiã-dentista Beatriz Vogt, esses exames preventivos são realizados, primeiramente realizando perguntas acerca dos hábitos da pessoa, seguindo com um exame de todos os tecidos da boca, como dentes, mucosas, língua e bochechas, para identificar a existência de alguma lesão pré-maligna ou suspeita de lesão maligna nessas regiões. E caso algo seja encontrado, o encaminhamento é realizado para definição do diagnóstico e tratamento.
Ainda segundo Beatriz, realizar tais exames é importante para buscar um diagnóstico o mais precoce possível, possibilitando uma maior probabilidade de cura, além de conscientizar os pacientes a checar periodicamente a saúde da região bucal, seja através do autoexame ou indo até um dentista.
No dia 24 de maio, a ação será no Consultório de Odontologia localizado no Bloco 3 e no dia 26, será no Consultório de Odontologia localizado na área de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As consultas são limitadas e o agendamento de horários vai até o dia 18 de maio, através do ramal 4914.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que mais de 15 mil novos casos de câncer bucal ocorreram no Brasil em 2020. Os homens, em geral, apresentam prevalência maior, em uma proporção aproximada de três homens para cada mulher com a enfermidade.