Notícias
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
90% dos pacientes recomendam o atendimento do CHC em 2024
Curitiba (PR) – O percentual de pacientes que aprova e recomenda o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), ligado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é de 90,4%. O índice de satisfação com o atendimento do hospital chegou a 82%. Esse é um dos resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS (PSU), baseado em dados coletados em 2024.
A pesquisa é feita em nível nacional e tem como objetivo consolidar aspectos positivos ligados à satisfação dos usuários, bem como identificar e analisar pontos de melhoria. Para o ouvidor-geral da Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, “a pesquisa é um instrumento em que o cidadão pode influir diretamente na forma como os serviços são conduzidos e expressar a forma como deseja ser atendido. O questionário aplicado foi criado de forma transversal, envolvendo os ouvidores locais dentro dos HUs, além de áreas estratégicas dentro das Diretorias de Administração e Infraestrutura, de Atenção à Saúde, e de Tecnologia da Informação”, afirmou.
Felipe Alves Angelo, da Ouvidoria do CHC-UFPR, conta: “Coletamos 754 questionários respondidos no hospital. O usuário avaliou itens como atendimento ambulatorial, internação, limpeza, infraestrutura, refeições e segurança, e a nota média que o CHC recebeu foi 8,2”. O número de participantes na pesquisa superou as metas estabelecidas, mas a ouvidoria ainda trabalha para ampliar a participação, pois a pesquisa continua. “Do ponto de vista da Ouvidoria, uma reclamação que recebemos é uma informação importante para provocar mudanças no hospital. A pesquisa, da mesma forma, oferece mais dados para avaliar o hospital. Por isso é importante motivar o usuário a responder”, completa Felipe.
Clique aqui para visualizar os resultados da pesquisa.
Clique aqui para ter informações sobre os resultados nacionais da pesquisa.
Sobre a Ebserh
O CHC-UFPR faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.