Notícias
COOPERAÇÃO
Hucam-Ufes inicia projeto piloto de teleconsultoria em Nefrologia para Unidades Básicas de Saúde da Serra (ES)
Vitória (ES) - Nesta quarta-feira, 5 de novembro, teve início o projeto piloto de interconsulta médica em Nefrologia, uma iniciativa do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Acordo de Cooperação Técnica tem como objetivo integrar o conhecimento especializado à Atenção Primária e fortalecer a resolutividade do atendimento.
Pela plataforma digital Microsoft Teams, médicos generalistas das UBS poderão discutir os casos clínicos diretamente com um especialista em nefrologia do Hucam-Ufes. Inicialmente, oito casos serão discutidos semanalmente (sempre nas tardes das quartas-feiras), selecionados e priorizados pelas próprias equipes das unidades de saúde. A perspectiva é que esse o número de casos discutidos seja ampliado gradativamente.
O superintendente do Hucam-Ufes, Lauro Vasconcellos, destacou que o projeto representa um passo importante na estratégia de ampliar o alcance do Hospital para além dos seus muros, também fortalecendo a Atenção Primária e promovendo um uso mais eficiente dos recursos especializados. “Sou nefrologista e conheço de perto o desafio da fila de espera nessa área. A proposta é justamente atuar na base, orientando os médicos da Atenção Primária para que possam solicitar os exames certos e conduzir os casos de forma resolutiva, com apoio da teleconsultoria. Dessa forma, conseguimos reduzir encaminhamentos desnecessários, aliviar o sistema ambulatorial e resolver muitos problemas ainda na origem”, explicou Lauro Vasconcellos.
O nefrologista Thiago Simor, voluntário no Hucam-Ufes e responsável pela condução das teleconsultorias, explicou que o projeto busca adaptar, para o ambiente ambulatorial, uma prática já consolidada nos hospitais, na qual médicos recorrem a especialistas para discutir condutas clínicas. A iniciativa também vai agilizar o pedido de
exames, caso necessário: “Além de reduzir o número de encaminhamentos (evitando os não necessários), reduziríamos o número de consultas com o especialista, com o paciente sendo encaminhado já com algumas intervenções e com os exames complementares, necessários para avaliação, já realizados”. Ele acrescentou ainda que o projeto tem um importante papel formativo, tanto para os médicos das UBS quanto para acadêmicos do Hucam-Ufes. “Outro objetivo é permitir que os alunos da universidade, sejam acadêmicos de medicina ou de outras áreas da saúde, participem dessas discussões e conheçam melhor a dinâmica ambulatorial e da Atenção”, completou Thiago Simor.
O projeto conta com apoio da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS) do Hucam-Ufes para a articulação das videochamadas. “A ideia é colocar médico para conversar com médico. Isso traz ganhos em precisão, agilidade e qualidade do atendimento”, destacou Rafael Gumiero, chefe da UGITS. Conforme ele também mencionou, este projeto piloto de interconsulta médica será acompanhado por indicadores de eficiência, satisfação e resolutividade. Após essa avaliação, a expectativa é o modelo seja expandido para outras especialidades médicas
Em informações enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, o prefeito Weverson Meireles destacou a importância dessa nova parceria para o fortalecimento da rede municipal de saúde. “Essa é mais uma importante conquista para a saúde pública aqui da Serra. Estamos assinando esse termo de cooperação, que vai nos permitir encurtar o acesso a essa especialidade tão importante, que é a Nefrologia”, disse o prefeito.
Também a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, ressaltou que a iniciativa representa um avanço significativo para a atenção especializada no município. “Isso fortalece o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo dos pacientes com fatores de risco como hipertensão e diabetes. Com isso, esperamos reduzir significativamente a progressão da Doença Renal Crônica e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos serranos. Além disso, o trabalho conjunto vai promover a capacitação permanente da nossa equipe, garantindo um atendimento mais eficiente, humanizado e resolutivo”, afirmou a secretária.
Rede Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh