Notícias
Ensino
Hucam lança Manual de Estudante em Estágio
capa do manual de estágio do estudante no Hucam
O aluno da Ufes que precisar fazer o estágio curricular no hospital universitário tem agora um guia inseparável. Este é o mês de lançamento do Manual de Estudante em Estágio no Hucam, documento que contém, de forma clara e concisa, tudo o que o acadêmico precisa fazer para ingressar, fazer e dar o ponto final nessa fase indispensável na formação prático-profissional.
O Hucam-Ufes se orgulha de ser o maior campo de prática da universidade, e o manual era o instrumento que faltava para consolidar a qualidade da experiência que alunos de várias gerações vivem e viveram no hospital em seus quase 53 anos de fundação.
Construído em uma parceria entre a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hucam e o Centro de Ciências da Saúde da universidade, a publicação tem instruções sobre quais os documentos exigidos para começar o estágio, como ter acesso aos sistemas computacionais do hospital, a lista de leis que regulam a atividade, entre outras informações. Um ponto forte do manual é o uso de mapas esquematizados com o passo-a-passo das principais necessidades do estudante.
Voltado também para os gestores de curso, o manual está disponível na sua versão eletrônica aqui.
"Receber estudantes dentro de uma estrutura hospitalar não é tão simples. Precisamos pensar na segurança do paciente e do aluno, no sigilo dos dados, do controle dos acessos a diferentes setores do hospital onde houver restrição. Esse manual vai orientar o nosso estagiário para que sua atuação no Hucam possa ser feita com o máximo aproveitamento e o mínimo de dificuldades" afirmou o gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam, José Geraldo Mill.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.