Notícias
CERTIFICAÇÃO
Centro Cirúrgico do Huap recebe validação Elpo Categoria Ouro
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta terça-feira, dia 15 de julho, a Certificação Elpo do Programa Prevenção em Ação em Centro Cirúrgico, na Categoria Ouro.
A distinção foi concedida pelo Hartmann Bace, uma referência internacional em prevenção e tratamento de lesões, e refletiu o comprometimento da equipe multiprofissional do hospital universitário com mudanças no processo de trabalho para a prevenção de lesões por pressão durante procedimentos cirúrgicos. “Todo o sucesso que alcançamos é fruto da união de muitas pessoas comprometidas em fazer as coisas acontecerem”, celebrou a Chefe do Bloco Cirúrgico, Lais Rosa.
Segundo Lais, a implantação da escala ELPO representou um ganho estratégico para a equipe do Huap. “Trata-se de ferramenta essencial para a tomada de decisão dos enfermeiros durante o posicionamento cirúrgico, permitindo adotar medidas preventivas eficazes e que minimizam o risco de lesões. Contribui significativamente para a qualidade da assistência de enfermagem”, avaliou.
Treinamento aperfeiçoou técnicas e comunicação
O resultado positivo foi alcançado após treinamento realizado, no próprio Centro Cirúrgico Geral. A formação mesclou teoria e simulação realística ao longo de três dias. “Nós achamos que o treinamento seria uma ótima oportunidade para ampliar as ações de prevenção de lesões por pressão no Centro Cirúrgico - por se tratar de um ambiente em que os profissionais encontram mais dificuldade para fazer treinamentos externos”, relatou a enfermeira Daniele Maciel, integrante da Comissão de Tratamento de Feridas.
Ela destacou que a formação estimulou um olhar mais preciso sobre a prevenção de lesões. E, entre os principais legados do treinamento, Daniele citou a elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP), a criação de uma estratégia de comunicação entre setores para avaliar pacientes que saem do centro cirúrgico com alto risco de desenvolver lesões e o aprimoramento na aquisição de produtos de alta qualidade para essa finalidade.
Vivência inspirou publicação científica
Ministrado pela enfermeira Camila Mendonça, o treinamento resultou ainda na produção de um trabalho científico intitulado “From Silence to Safety: The Power of Voice in Preventing Surgical Injuries", publicado na revista internacional AORN (Association of periOperative Registered Nurses). A pesquisa contou com a autoria de Camila e coautoria de outras participantes da iniciativa.
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, comemorou a conquista. “Essa conquista é resultado do trabalho dedicado e técnico de toda a equipe, que diariamente se empenha em garantir a segurança dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com excelência nos atendimentos, sempre alinhado aos mais altos padrões de qualidade”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por: Elisa Monteiro Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh