Notícias
COMEMORAÇÃO
HC-UFU/Ebserh celebra aniversário de 55 anos na próxima terça (26)
Imagem: Leidiane Campos
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrará 55 anos de história, com o tema “Incontáveis histórias de vida”. A solenidade será realizada na próxima terça-feira (26/08), às 9h30, no anfiteatro do Bloco 2A da UFU, e contará com a presença de autoridades locais e do vice-presidente da Rede Ebserh, Daniel Beltrammi.
Inaugurado no dia 26 de agosto de 1970, com apenas 27 leitos, o HC-UFU conta hoje com mais de 500 leitos ativos 100% SUS (Sistema Único de Saúde) para atender a população dos 27 municípios da macrorregião Triângulo Norte, sendo referência no atendimento hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento da rede pública de saúde.
“Mais do que uma data comemorativa, este é um marco de gratidão e responsabilidade. São 55 anos de dedicação ao cuidado integral, à formação de profissionais de saúde e à produção de conhecimento, sempre guiados pelo zelo, cuidado e de excelência, além da preocupação continua pelos princípios de universalidade, equidade e integralidade que norteiam o SUS”, afirmou o superintendente do HC-UFU, André Luiz de Oliveira.
Inauguração da obra de implantação do PCI - Setor 2
Após a solenidade haverá visita com as autoridades convidadas para inauguração da obra finalizada de implantação do Projeto de Combate a Incêndio (PCI) – Setor 2 do HC-UFU, executada pela empresa contratada EMTEC Sistemas Ltda. A obra, de mais de R$ 6 milhões abrange uma área de mais de 27 mil m², contemplando os blocos 2V, 4F, 2W, 2P, 2Q, 2Z e 4B.
Dentre as melhorias, foram feitas: instalação de hidrantes, extintores, sistema de detecção de fumaça, alarmes e sinalização de emergência; adequações físicas, como instalação de corrimãos, guarda-corpos; implantação de novas casas de bombas, bases e reservatórios, com volumes de até 70 mil litros; execução de novas redes hidráulicas para combate a incêndio; integração dos sistemas de alarme com o controle de acesso em pontos estratégicos e substituição de telhados por novas coberturas com telhas termoacústica.
Essa obra se soma à entrega do projeto de combate a incêndio do Bloco 8DJU, concluída em agosto do ano passado, que abrange uma área de 32 mil m². “Esse é um avanço significativo na modernização da infraestrutura predial, refletindo o compromisso institucional com a segurança dos pacientes, colaboradores e usuários do HC-UFU”, salientou o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HC-UFU, Wesley Roel Dutra.
Inauguração da nova estrutura física da pediatria
Na sequência haverá a inauguração da nova estrutura física que irá abrigar os 34 leitos da enfermaria da Pediatria. A nova estrutura está localizada no terceiro andar do bloco 4D, onde funcionava a enfermaria de Clínica Médica, transferida para o bloco 8DJU.
“A nova enfermaria será um espaço adequado para toda internação de crianças menores de 13 anos, com condições clínicas, oncológicas e cirúrgicas. Ficará em uma área mais próxima de exames de imagem e laboratoriais, acesso mais fácil para centro cirúrgico e no mesmo bloco onde funciona a UTI Pediátrica”, salientou a gerente de Atenção à Saúde do HC-UFU, Aglai Arantes.
“O novo espaço proporcionará um ambiente mais acolhedor para a criança, família, equipe multiprofissional, bem como para o ensino. O norteador foi uma abordagem centrada na criança, priorizando seus interesses e suas necessidades e considerando sempre suas particularidades físicas, emocionais e sociais”, contou Aglai. O fluxo de entrada no hospital para pacientes e acompanhantes permanecerá o mesmo.
Celebração
No encerramento da programação haverá o tradicional "Parabéns a você", acompanhado pelo 36° Batalhão de Infantaria Mecanizada - BIMec e entrega de bolo para a comunidade hospitalar na tenda do corredor da Portaria 5. Às 18h40 será realizada a última celebração para os funcionários do turno da noite com mais bolo, acompanhado pelo Coral da UFU.
"O Hospital de Clínicas é um orgulho para a UFU porque, nesses 55 anos de história, construiu uma trajetória que o tornou referência, não apenas para Uberlândia, mas para toda a região. Hoje posso dizer, sem medo de errar, que o HC-UFU/Ebserh é o equipamento principal de saúde para uma extensa população. Para nós, da universidade, ele também é espaço decisivo de aprendizagem e pesquisa, que garante a excelência que a UFU oferece à sociedade na área. Por tudo isso, celebramos essa data com alegria e expectativa de que os próximos 55 anos sejam ainda melhores", enfatizou o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.
“Ao longo de mais de cinco décadas construímos uma trajetória de acolhimento, inovação e excelência no atendimento e na formação de profissionais na área da saúde. Agradecemos à população da nossa macrorregião, aos profissionais que fizeram e fazem parte desta história, aos nossos parceiros institucionais e, principalmente, ao SUS — estrutura que nos permite ser agentes de transformação na vida de milhares de pessoas usuárias. Seguimos firmes, com o mesmo propósito que nos trouxe até aqui: servir com qualidade, humanidade e compromisso com a vida”, finalizou o superintendente do HC-UFU.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas com revisão de Rafael Tadashi
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh