Notícias
SERVIÇO DE HEMOTERAPIA
HU-Unifap inaugura laboratório de compatibilidade da Agência Transfusional
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou o laboratório de compatibilidade da agência transfusional no mês de fevereiro. A partir de agora, o HU Unifap realiza todos os testes pré-transfusionais, antes feitos pelo hemocentro. A medida agiliza a liberação de bolsas para transfusão, sendo de extrema importância em emergências.
Para a enfermeira e responsável técnica do laboratório, Ana Vitoria Cruz, a implantação do laboratório de compatibilidade da Agência Transfusional do HU-Unifap é um avanço estratégico para o cuidado e o apoio diagnóstico da instituição. Com os testes pré-transfusionais, o hospital ganha autonomia técnica, reduz dependência de testes externos e assegura mais agilidade e segurança na liberação de hemocomponentes para cirurgias, atendimentos de emergência, internações e outras linhas de cuidado que demandam suporte transfusional”, frisou.
O laboratório contribui para a segurança do paciente, permitindo rastreabilidade integral das amostras e hemocomponentes, padronização dos fluxos assistenciais e redução do tempo de resposta diagnóstica. A internalização dos testes imuno-hematológicos otimiza a logística hospitalar, reduz deslocamentos de materiais biológicos sensíveis e amplia a resolutividade do cuidado na instituição, impactando positivamente os desfechos clínicos.
Colaboração
Segundo Ana Vitória, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), hemocentro coordenado pelo Estado, teve papel fundamental no acompanhamento técnico desde a fase de concepção do projeto. “Por meio de grupo de trabalho instituído para apoiar a implantação, garantiu alinhamento técnico-operacional e integração com a rede estadual de hemoterapia”.
Trabalho em equipe
A hematologista Laise Alves destacou o preparo da equipe: “A equipe de Hematologia do hospital vem trabalhando ativamente em questões relacionadas a Hemoterapia, fazendo, em conjunto com a equipe multiprofissional, toda a monitorização do ato transfusional, desde o pedido das bolsas até a detecção de qualquer alteração nos pacientes que receberam transfusão para investigar possíveis reações”. E complementou: “Trabalhamos na conscientização da doação de sangue com as famílias dos pacientes acompanhados e incentivamos práticas seguras de indicação de transfusão com a comunidade acadêmica e colegas médicos”.
Investimento
Os recursos para estruturação física do espaço, aquisição de equipamentos, compra de insumos técnicos e a capacitação profissional das equipes envolvidas são provenientes do orçamento próprio do HU-Unifap, no âmbito da Rede Ebserh, destinados à qualificação e ao fortalecimento dos serviços assistenciais, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da política institucional de modernização e ampliação da autonomia diagnóstica hospitalar.
O centro de análises conta com equipamentos específicos para imuno-hematologia, infraestrutura adequada e protocolo padronizados para garantir qualidade e eficiência dos serviços ofertados, integrandos à política de hemovigilância, ao monitoramento de indicadores assistenciais e à gestão de riscos. “A atuação de biomédicos e técnicos capacitados, aliada à educação permanente das equipes, assegura confiabilidade diagnóstica e conformidade com as normas sanitárias vigentes, ressaltou Ana Vitoria Cruz.
A inauguração do laboratório reflete a política institucional da Ebserh de fortalecimento da capacidade instalada do SUS, de ampliação do apoio diagnóstico hospitalar e de qualificação da assistência de média e alta complexidade, especialmente em regiões estratégicas como o estado do Amapá. “O serviço amplia as possibilidades de ensino, pesquisa e formação prática de estudantes e residentes das áreas da saúde, integrando assistência, gestão, ensino e pesquisa no ambiente hospitalar universitário”, concluiu a enfermeira.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Neurizete Duarte
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh