Notícias
EVENTO
Jornada de Psicologia do HC debate ética e inovação, nesta quarta (24)
O debate sobre a crescente inserção das tecnologias digitais na prática psicológica e como a categoria pode se adaptar a essa nova realidade foi o tema central da V Jornada de Psicologia do Hospital das Clínicas da UFPE, que está sendo realizada nesta quarta-feira (24), com o tema “Ética e inovação em psicologia: Novos marcos das práticas psicológicas e seus desafios”, no auditório do Instituto Aggeu Magalhães – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Os assuntos abordados nesta Jornada são muito oportunos. Percebemos que a inovação caminha muito rapidamente. Falamos em Inteligência Artificial, telessaúde, realidade virtual e construção de algoritmos, entre outras inovações, que ampliam o acesso e dão maior alcance às pessoas, mas nada disso valerá sem o humano para promover a discussão. A tecnologia não substitui o humano, ela é uma facilitadora”, comentou o gerente de Atenção à Saúde do HC, Glauber Leitão, que representou a gestão do hospital no evento.
Na abertura, a supervisora do Serviço de Psicologia do HC, Jéssica Sampaio, abordou a importância da reflexão sobre a profissão e a ciência psicologia. “Espaços de debate como esse são multiplicadores de conhecimento alcançando os estudantes, psicólogos e profissionais de outras áreas da saúde nos múltiplos contextos da psicologia”, explicou.
A também psicóloga do HC Luciana Souza Leão, a supervisora anterior do Serviço, enalteceu o evento e destacou alguns aspectos da sua área de atuação no HC, o atendimento, cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes, ressaltando “a grande demanda desse público impactado pelo uso excessivo das telas, pelos diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pelos problemas de aprendizagem.”
Na palestra de conferência, o presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco (CRP-PE), Getúlio Macena Sobral, elaborou reflexões sobre a ética na profissão. “A psicologia não é algo fico ou parado. A psicologia está conectada à dignidade humana a partir da compreensão teórico-técnica e da própria transformação humana do profissional”, afirmou Sobral.
O evento contou também com a mesa de debates que abordou as perspectivas da Arte Terapia – SoulCollage, com psicologia baseada em evidências, com Paulo Cesar Gomes, e mediação de Kátia Oliveira.
Em outra mesa, à tarde, estão programadas as discussões sobre a Terapia Comportamental Dialética (DBT), com Carolina Berenguer; Neuropsicologia, com Lara de Sá Leitão; e Psicanálise, com Cristina Mendonça; e mediação de Luciana Souza Leão.
Depois estão previstos um debate sobre os assuntos abordados e o encerramento com a chefe da Unidade de Saúde Mental do HC, Suzana Livadias.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social