Notícias

Relatório Institucional do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh 2020 compila resultados de ano atípico

Publicado em 02/07/2021 13h43 Atualizado em 12/07/2021 11h20
foto not.png

Definitivamente, 2020 não será esquecido. Os desafios crescentes na gestão hospitalar foram incrementados com a pandemia de Covid-19, que pegou a todos de surpresa. Em meio a tantas intempéries, o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, contabilizou avanços na assistência, no ensino, na pesquisa e na extensão, que superaram qualquer expectativa. Esses resultados são apresentados no Relatório Institucional 2020 lançado hoje, dia 2 de julho, pela Superintendência, que pode ser acessado clicando aqui

Este é o primeiro relatório institucional conjunto dos Hospitais da UFC. “Caminhamos para uma atuação cada vez mais integrada, conectando o hospital à maternidade e ambos às faculdades da Saúde da UFC. Em 2020, nossos colaboradores entregaram-se mais do que nunca à Ciência, dedicando-se incansavelmente a preservar e salvar vidas. O relatório é uma tentativa de registro da nossa gratidão, como gestores e como sociedade”, pontua o superintendente do CH-UFC, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior. 

A implementação dos relatórios de gestão das gerências de Atenção à Saúde e dos painéis B.I. (business intelligence) para monitoramento da gestão foram inspiração para a tônica desta publicação: linguagem simples, enxuta, com fotos, gráficos e pictogramas e destacando os números de maior relevância. O objetivo é uma leitura mais agradável, em que o leitor consiga localizar rapidamente e com clareza as informações de seu interesse.  

O relatório é um instrumento de consolidação da informação que registra os feitos mais relevantes da instituição no ano. O esforço por compilar tantos números e realizações em um documento justifica-se pela cultura de transparência que tem pautado a gestão dos hospitais universitários. “Não deixa de ser uma prestação de contas à sociedade que é, ao mesmo tempo, benfeitora e beneficiária da existência do Complexo Hospitalar”, complementa o Prof. Carlos Augusto. Estas realizações são apresentadas em 112 páginas, divididas em seis capítulos: “Governança”, “Superintendência”, “Gerência Administrativa”, “Gerência de Ensino e Pesquisa”, “Gerência de Atenção à Saúde do HUWC” e “Gerência de Atenção à Saúde da MEAC”.  

Outra novidade é que a tiragem impressa do documento será de um número mínimo de exemplares. Atenta à sustentabilidade, a gestão priorizou a versão digital, que além de ficar publicada nos sites do Complexo e da UFC, pode ser compartilhada amplamente, sem custos. A coordenação editorial foi das Unidades de Comunicação Social do Complexo e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC (UFC Informa). 

 

Sobre a Ebserh 

O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.  

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS. 

Jornalista responsável: Danielle Campos de Aguiar (MTB 1420 CE)
Unidade de Comunicação Social – MEAC
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.meac@ebserh.gov.br | (85) 3366.8577