Notícias
DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE LEITE
MEAC inaugura novas instalações do Banco de Leite
As gestantes e puérperas que recorrem à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) para receberem orientações e atendimentos relacionados à amamentação contam com mais conforto no Banco de Leite. A nova estrutura foi inaugurada oficialmente nesta sexta, dia 19 de maio, às 8h30, como parte da programação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano. O novo BLH fica na Rua Papi Junior, quase esquina com Rua Costa Mendes, no Rodolfo Teófilo.
A professora Shirley Alencar foi uma das primeiras usuárias beneficiadas com as novas instalações. Ela levou o bebê José Eduardo, de apenas dois meses, e recebeu orientações da equipe de assistência sobre a melhor forma de amamentar. “O atendimento e a estrutura são excelentes! As meninas são super atenciosas. Eu devia ter vindo antes... vou recomendar para minhas amigas, como me recomendaram vir”, disse.
A nova estrutura tem 12 ambientes, a saber: recepção, sala de coleta, sala de pré-estoque, sala de processamento, sala de estoque, sala de lavagem e distribuição, laboratório, sala de atendimento, copa, gerência e banheiros. Por mês, o BLH realiza, em média, 200 atendimentos individuais. Entre os serviços ofertados, estão: atendimento às gestantes durante o pré-natal, atendimento às nutrizes com dificuldades de amamentação, controle de qualidade do leite humano ordenhado, treinamento e capacitação de profissionais da saúde de diversas instituições e realização de pesquisas científicas.
Criado para incentivar, proteger e promover o aleitamento materno, diminuindo os índices de morbi-mortalidade infantil, visando à melhoria da qualidade de vida da população, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand foi fundado em 23 de março de 1988. Há quatro anos consecutivos, é reconhecido pela Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) como Padrão Ouro de qualidade.
As mulheres atendidas no BLH contam com a assistência de enfermeiros e técnicos de enfermagem, farmacêutica, técnico de laboratório, médicos, psicólogos, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo, entre outros profissionais. A cada dia, os bebês internados na UTI neonatal precisam de 9 litros de leite materno para sua nutrição. Por isso, o estoque mínimo de segurança é de 30 litros. Nesta quinta, o BLH tem apenas 21 litros estocados, o que reforça a necessidade urgente de aumentar o número de doadoras.
A inauguração oficial é parte da programação do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, que incluirá também uma emocionante homenagem às doadoras e receptoras de leite materno.
SERVIÇO:
Para fazer doações ao Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, a unidade funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta, na Rua Papi Junior, quase esquina com a Rua Costa Mendes, bairro Rodolfo Teófilo. Para mais informações: (85) 3366-8509 ou 9 9229.3340.
Veja as fotos!