Notícias
NOVO RECORDE
HUWC realizou 103 transplantes de medula óssea em 2025, o maior número anual registrado pela instituição
Fortaleza (CE) - O ano de 2025 está encerrando com a celebração de um marco para o Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC)! Entre janeiro e dezembro deste ano, foram realizados 103 transplantes, o maior número anual desde a criação do Serviço em 2008. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Esse crescimento tem sido constante ao longo dos últimos anos. Em 2023, o Serviço chegou a 90 transplantes e, em 2024, quando havia registrado a maior quantidade até então, foram 100. Com o número de 2025, o HUWC soma 995 transplantes de medula óssea realizados em seus 17 anos de atuação, estimando alcançar o transplante de número 1000 já em janeiro de 2026.
De acordo com o chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HUWC, Fernando Barroso, esses resultados demonstram a qualidade da atuação multiprofissional no cuidado com os pacientes e os investimentos estruturais. “Esse crescimento é fruto da dedicação no trabalho em equipe, juntamente com a infraestrutura da nossa unidade”, destaca. O médico acrescenta que os indicadores do Serviço estão no mesmo nível dos melhores centros públicos e privados do Brasil e do mundo, com um alto índice de sobrevida após o procedimento (taxa de mortalidade de 0,85%), complementando que a atuação do TMO no HUWC “representa um grande patrimônio para a nossa sociedade, que pode contar com um serviço de excelência”, afirma.
Carlos Eduardo Nascimento, de 36 anos, foi um dos pacientes transplantados em 2025. Com o diagnóstico de leucemia mieloide aguda em dezembro de 2024, ele iniciou o tratamento com sessões de quimioterapia e recebeu o transplante no dia 05 de setembro, através da doação da medula do seu irmão, Carlos André, de 37 anos, que foi 100% compatível. Hoje, relata que está se sentindo muito bem: “A minha recuperação está sendo boa e sigo bem acompanhado pelo Hospital. Vida nova, graças a Deus”, declara.
Os transplantes de medula óssea do HUWC são realizados em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), responsável pela coleta das células sanguíneas, da medula óssea e das transfusões.
Reconhecimento internacional
Em 2025, o Serviço de TMO também celebrou um reconhecimento internacional. Fernando Barroso recebeu o “Prêmio de Serviços Distintos” durante o evento “Reuniões Tandem”, promovido pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Transplantes de Sangue e Medula (Center for International Blood and Marrow Transplant Research - CIBMTR), realizado entre os dias 12 e 15 de fevereiro, em Honolulu, no Havaí. Essa honraria é concedida pela Sociedade Americana de Transplante e Terapia Celular (American Society for Transplantation and Cellular Therapy - ASTCT), em parceria com o CIBMTR.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh