Notícias
RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO
Comunidade do entorno do HUWC participa de ação sobre uso racional de medicamentos promovida pelo Departamento de Farmácia da UFC
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) calcula que 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação, e 23% dos casos de intoxicação infantil estão ligados à ingestão acidental de medicamentos armazenados em casa de forma incorreta. Diante dos riscos associados ao uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, o Grupo de Prevenção ao Uso de Medicamentos (GPUIM), programa de extensão do Departamento de Farmácia da Universidade da UFC, realizou ação de conscientização na praça em frente à entrada da internação do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, na manhã de hoje (02).
A farmacêutica Eudiana Vale, do Departamento de Farmácia da UFC, explica que, além do uso correto de medicamentos, a ação de hoje focou no consumo consciente de plantas medicinais e nos cuidados com alimentos alergênicos. “Nós, profissionais e estudantes, queremos orientar os usuários do HUWC e do seu entorno. Em função da pandemia de covid-19, não pudemos realização as ações presenciais. Nesse retorno, temos observado um feedback muito positivo da população”, avaliou a farmacêutica.
A aposentada Maria de Fátima Vieira de Paula aproveitou a ida ao HUWC para exames de rotina e deu uma passadinha na ação do GPUIM para tirar dúvidas sobre o uso de chás. “Eu evito usar remédio, sabe? Quando sinto alguma coisa diferente, prefiro resolver com chá. Por isso, vou aproveitar a ação para me informar melhor”, afirmou a aposentada.
Saiba mais
O Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM), programa de extensão da UFC que reúne cinco projetos voltados ao uso correto de medicamentos por meio de orientações ao usuário do medicamento, informação de qualidade, ações educativas e acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes. O grupo tem a coordenação da Profa. Dra. Mirian Parente Monteiro, do Departamento de Farmácia da UFC. Ao longo do mês, estão previstas diversas ações como essa no HUWC alusivas ao Dia do Uso Racional de Medicamentos, celebrado a cada 05 de maio.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
DICAS IMPORTANTES
- Escolha um local seguro (de preferência, que possa ser trancado) para guardar medicamentos, com boa ventilação e longe do calor e da umidade.
- Você deve conhecer, pelo nome, os medicamentos que usa, e não pelas cores ou embalagem. Isso evita confusões. Portanto, não tire o medicamento da embalagem original. Isso fará você perder informações úteis.
- Medicamento não é brinquedo! Mantenha-o fora do alcance das crianças.
- O prazo de validade deve ser sempre observado. Lembre-se de que esse prazo só vale para medicamentos que foram conservados na embalagem original e bem guardados.
- Nunca reaproveite frascos de medicamentos para guardar outras substâncias. A confusão na hora do uso causa acidentes fatais!
Fonte: Secretaria da Saúde do Ceará
SERVIÇO:
Se você tem dúvidas sobre medicamentos, entre em contato com o Centro de Informação sobre Medicamentos da UFC:
E-mail: cimufc@ufc.br
Telefones: (85) 3366-8293 / 8276
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
ucs.ch-ufc@ebserh.gov.br | (85) 3366-8183