Notícias
AGOSTO DOURADO
Meac promoverá a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2024
A campanha do Agosto Dourado está com uma programação especial na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Direcionadas a profissionais, mães e familiares, as atividades buscam promover a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que acontece entre os dias 1ª e nove de agosto no CH-UFC.
Reforçando o compromisso com o tema da SMAM 2024, “Amamentação – apoie em todas as situações”, a Meac oferecerá às mães e familiares uma programação que envolve atividades como: exposição de materiais, entregas de folders e brindes, orientações e rodas de conversa. Para os profissionais serão oferecidos cursos, dentre eles: "Medicamentos x Amamentação: estudos de caso", "Aumento da autoeficácia em amamentação" e "Amamentação: primeira semana de vida". Confira a programação completa aqui.
O Agosto Dourado, instituído nacionalmente pela Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, busca fomentar a assistência às mulheres trazendo informações sobre a importância do leite materno, bem como medidas para o melhor manejo de amamentação. Com mais de 200 substâncias, entre elas água, proteínas, carboidratos e vitaminas, o leite materno é considerado “padrão ouro” para a alimentação nutricional do bebê.
“O objetivo que pretendemos alcançar através dessa semana é a intensificação de ações, que realizadas durante o ano todo, são reforçadas nesse período de campanha do Agosto Dourado”, comenta Rosy Oliveira, enfermeira da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC). “Outro ponto importante, é que a programação conscientiza as pessoas a fazerem doação ao Banco de leite Humano (BHL), que é tão importante para os prematuros internados nas unidades terapêuticas”, reforça.
O acesso ao BHL da MEAC ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, atendendo ainda pelo telefone: (85) 3366 8509, sem necessidade de agendamento. Além disso, o Banco de Leite Humano realiza trabalho fundamental junto às lactantes oferecendo orientação de apoio no manejo do aleitamento. “Tudo isso para chamar atenção ao papel fundamental do aleitamento materno, que, com certeza, é nutrição padrão ouro”, finaliza Rosy.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh