Notícias
RECONHECIMENTO
Humap-UFMS conquista prêmio em cerimônia de 10 anos da Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), foi premiado com o troféu Iniciativa de Valor, pelo segundo ano consecutivo, em cerimônia de comemoração dos 10 anos da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), realizada nesta quarta-feira (15/12).
O evento online reuniu profissionais de todo o país, dos 40 hospitais universitários federais vinculados à Ebserh.
O Humap-UFMS se destacou pela Transparência nas Ações e Relações Institucionais, por ter conquistado o 1º lugar em Transparência Ativa no ranking nacional da Controladoria Geral da União (CGU).
Trata-se de um reconhecimento concedido pela alta administração da Ebserh, de maneira discricionária, aos hospitais da Rede por ações que se destacaram pelo alinhamento com os valores organizacionais da Ebserh, como transparência, sustentabilidade, valorização, humanização, trabalho em rede ou impactos na sociedade, caracterizando-se por sua singularidade, espontaneidade ou reconhecimento público, estimulando-se a adoção de tais iniciativas por outras unidades.
“A palavra transparência está citada quatro vezes em nosso planejamento estratégico. Por isso, ações que façam valer esse compromisso são sempre motivo de muito orgulho. Graças ao esforço dos ouvidores da Rede, que são os responsáveis pela transparência da empresa, a Ebserh vem ganhando cada vez mais destaque”, ressalta a Ouvidora-Geral da Ebserh, Savana Dantas.
Em 2020, o Humap-UFMS se destacou pela Transparência nas Ações e Relações Institucionais por meio da Ouvidoria, concorrendo com a Boa Prática “A importância dos elogios na experiência do Hospital Universitário da UFMS”. O projeto é voltado para o incentivo ao registro de elogios.
Esses resultados demonstram o compromisso da gestão com a transparência das informações para toda a sociedade, relata o ouvidor do Humap-UFMS, Diego Rezende, responsável pelo monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) na instituição. “A atuação em Rede, por meio do compartilhamento das experiências, e a parceria com todas as áreas do hospital, torna possível alcançarmos resultados tão importantes. Esse reconhecimento da alta Administração da Ebserh vem em um momento muito importante da história da empresa que completou uma década de existência”.
As atividades relativas à divulgação das informações no site do Humap-UFMS foram realizadas a partir de um planejamento da Ouvidoria do Hospital, com apoio e execução da Unidade de Comunicação Social. A divulgação e atualização dos dados continuará a ser feita, de modo contínuo, como prática permanente do Hospital.
Entenda a Lei de Acesso à Informação
A Lei de Acesso à Informação estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas de ofício, de forma espontânea e proativa, independente de solicitações. Além disso, prevê ainda um rol mínimo de informações que os órgãos e entidades públicas devem, obrigatoriamente, divulgar no site da instituição.
Tais informações devem ser disponibilizadas no menu de primeiro nível com o título “Acesso à Informação”, cujo objetivo é oferecer ao cidadão um padrão que facilite a localização e obtenção dos dados de seu interesse. É importante destacar que a divulgação espontânea do maior número possível de informações, além de facilitar o acesso, é vantajosa para os próprios órgãos e entidades, pois tende a reduzir os requerimentos sobre o mesmo assunto, minimizando significativamente o trabalho e os custos de processamento e gerenciamento dos pedidos de acesso.
Acompanhe o Painel de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação no Poder Executivo Federal.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.