Notícias
Mutirão de cirurgias reúne equipes de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço no HC-UFG
O Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu na última semana (26 a 30 de maio) um mutirão cirúrgico envolvendo as equipes de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. A ação faz parte do programa “Ebserh em Ação – Mais Acesso a Especialistas”, que visa reduzir o tempo de espera de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, foram realizadas 26 cirurgias, das 28 inicialmente previstas, em adultos e crianças atendidos pelo SUS. A ação contou com a mobilização de anestesistas e o uso de duas salas cirúrgicas no período da manhã e cinco simultaneamente à tarde na sexta-feira (30).
Os procedimentos realizados contemplaram casos de câncer, reabilitação vocal, tratamentos do ouvido, amigdalectomias e sinusectomias, além de cirurgias específicas como a retirada do pomo de Adão em um paciente transexual, acompanhado pelo Programa de Transexualidade da instituição. Também foram atendidos pacientes com mais de 10 anos em uso de traqueostomia, possibilitando avanços importantes na qualidade de vida dessas pessoas.
O paciente Brayan Victor Oliveira da Cunha, de 10 anos, realizou, na sexta-feira (26), cirurgia de amigdalas e adenoide. Sua mãe, Nicole Stefanny Alves, diz que ele aguardava há bastante tempo por esses procedimentos, eles moram em Niquelândia e vêm para Goiânia para Brayan fazer o tratamento. Segundo ela, “meu filho começou a fazer o tratamento no final do ano passado, ele tinha dificuldades para respirar, mas agora as expectativas de melhora são altas.”
Entre os outros procedimentos realizados ao longo da semana estiveram rinoseptoplastia funcional, adenoidectomia, timpanoplastia, tireoidectomias, broncoscopia, septoplastia e fechamento de fístula traqueocutânea. O chefe da Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da EBSERH/HC/UFG, Claudiney Candido Costa, demonstrou orgulho da ação realizada:
“Fizemos um mutirão de cirurgias, algo que toma muito tempo, houve a participação de muitos setores do hospital e trabalho em equipe. Agradeço a todos os preceptores que participaram, os residentes que se dedicaram e se comprometeram em todas as etapas desse processo e a Diretoria que não mediu esforços em tornar tudo isso viável, inclusive com uma negociação extra com a equipe de anestesista. Estamos com uma média de 16 cirurgias por semana, um número excelente principalmente se observarmos a complexidade e diversidade dos procedimentos que estão sendo realizados. Terminamos essa semana com 26 cirurgias, muito orgulho por fazer parte dessa equipe.”
O mutirão aconteceu no Centro Cirúrgico do HC-UFG, localizado no Edifício de Internação, e reforça o compromisso da instituição em ampliar o acesso a tratamentos especializados, garantindo mais qualidade de vida para as pacientes.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Ana Beatriz Milhomem (estagiária de Jornalismo) e revisão de Thalízia Ferreira (chefe da Unidade de Comunicação Regional 27).