Notícias
HC-UFG celebra doadores com homenagens e festa junina durante campanha Junho Vermelho
O Banco de Sangue do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, nos dias 11 e 14 de junho, uma série de atividades em homenagem aos doadores de sangue e em incentivo à doação regular. As ações fizeram parte da campanha Junho Vermelho e contaram com entrega de certificados, apresentações musicais e decoração temática.
Na manhã da quarta-feira (11), o Banco de Sangue realizou uma cerimônia de agradecimento com a entrega de certificados e homenagens a doadores recorrentes, além de depoimentos emocionantes e uma apresentação musical especial do coral Vozes do Cerrado. Os participantes também foram recebidos com um café da manhã.
Na mesa estiveram presentes o superintendente do HC, José Garcia Neto; a chefe da unidade multiprofissional, Márcia Beatriz de Araújo; a chefe do setor de paciente crítico, Nilde Resplandes dos Santos; e a médica hematologista do Banco de Sangue Do HC-UFG, Luciana Cardoso Marinho.
José Garcia Neto, em seu discurso aos colaboradores e doadores presentes, afirma que “o sangue é um bem de extrema importância, e a doação dele é uma atitude de solidariedade e altruísmo, e o nosso banco segue esse princípio.” E logo em seguida, agradece e parabeniza toda a equipe responsável pelo local e aos doadores que foram homenageados.
Já no sábado (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, os voluntários foram recebidos com música ao vivo e um lanche junino. A ação aconteceu das 7h às 12h e teve como objetivo reforçar a importância da doação de sangue, especialmente em um período do ano em que os estoques costumam cair por conta de doenças sazonais e férias.
Osmar Alves dias, líder administrativo do Banco de Sangue da UFG, conta alguns requisitos que são necessários para a doação: “de um modo geral a idade mínima para doar é de 16 anos e a idade máxima é de 69 anos. Além disso, o peso mínimo é 50kg, e existe uma diferença de período de doação para homens e mulheres homens podem doar de 2 em 2 meses e mulheres de 3 em 3 meses.”
O Banco de Sangue do HC-UFG atende a todas as demandas transfusionais da unidade, incluindo pacientes internados, ambulatoriais, gestantes, recém-nascidos e pessoas com doenças como leucemia e anemia falciforme. A doação regular garante a continuidade dos atendimentos e tratamentos de saúde no hospital.
Aparecida Mendes Ribeiro, de Anápolis, compareceu ao evento para contribuir com sua doação e comenta sobre como foi a recepção pela equipe. “É minha primeira vez doando sangue, o pessoal foi muito bom e me atenderam super bem.”
Osmar também comenta a respeito da importância do evento para a sociedade: “para nós que trabalhamos com o salvamento de vidas, todo dia é um dia especial, porque afinal nós somos um setor dentro do hospital em que as pessoas vêm trazer um benefício vital, e hoje não é diferente disso.”
A campanha Junho Vermelho, promovida pela Rede Ebserh e pelo Hospital das Clínicas, reforça a necessidade de doações constantes e seguras. O HC-UFG convida todos que atendem aos critérios a se tornarem doadores voluntários e a contribuírem com esse gesto que salva vidas.
Para mais informações sobre como doar, basta entrar em contato com o Banco de Sangue do HC-UFG pelos telefones (62) 3644-8179 ou (62) 9 9108-5774.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Ana Beatriz Milhomem (estagiária de Jornalismo) e revisão de Thalízia Ferreira (chefe da Unidade de Comunicação Regional 27).