Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Hospitais Universitários
    • Região Centro-Oeste
      • HC-UFG - Hospital das Clínicas da UFG
      • HUB-UnB - Hospital Universitário de Brasília
      • HUJM-UFMT - Hospital Universitário Júlio Müller
      • Humap-UFMS - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
      • HU-UFGD - Hospital Universitário da Grande Dourados
    • Região Nordeste
      • CH-UFC - Complexo Hospitalar da UFC
      • HC-UFPE - Hospital das Clínicas da UFPE
      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
      • HUL-UFS - Hospital Universitário de Lagarto
      • HULW-UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
      • Huol-UFRN - Hospital Universitário Onofre Lopes
      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
      • HU-UFSCar - Hospital Universitário da UFSCar
    • Região Sul
      • CHC-UFPR - Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR
      • HE-UFPel - Hospital Escola da UFPel
      • HU-Furg - Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.
      • HUSM-UFSM - Hospital Universitário de Santa Maria
      • HU-UFSC - Hospital Universitário da UFSC
    • Sobre os Hospitais Universitários Federais
    • Contratos de Gestão
    • Protocolos de Intenções
      • HU-Unifap
      • CH-UFRJ
      • Unifesp
      • HU-UFRR
      • HU-UFLA
      • HU-UFCA
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • UFDPar
      • UNIRIO
      • UFT
      • UFSJ
      • UFCAT
      • UNIR
      • UFRN
    • Relatórios Gerenciais
      • 2019-2022
  • Governança
    • Governança Corporativa
      • Sobre a Governança Corporativa
      • Compromisso Empresarial Responsável
      • Diversidade, Equidade & Inclusão
      • Política Ambiental
      • Política de Classificação de Informação, Sigilo e Temporalidade
      • Política de Comunicação Institucional
      • Política de Cordialidades
      • Política de Divulgação de Informações
      • Política de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos
      • Política de Indicação e Sucessão
      • Política de porta-vozes
      • Política de Proteção de Dados Pessoais
      • Política de Relacionamento com Fornecedores
      • Política de Segurança da Informação
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Guia de Práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Rede Ebserh
    • Gestão Estratégica
      • Estratégia de Longo Prazo
      • Plano de Negócios
      • Plano Diretor Estratégico dos Hospitais
      • Guia de Gestão Estratégica
    • Assembleia Geral
      • Atas da Assembleia Geral
    • Conselhos
      • Sobre os Conselhos
      • Conselho de Administração
      • Conselho Fiscal
      • Conselho Consultivo
      • Capacitação dos Conselheiros
      • Avaliação de Desempenho dos Administradores e Conselheiros
    • Diretoria Executiva
      • Sobre a Diretoria Executiva
      • Membros da Diretoria Executiva
      • Atas da Diretoria Executiva
      • Relatórios
      • Remuneração Variável Anual - RVA
    • Comitê de Auditoria
      • Sobre o COAUD
      • Membros do COAUD
      • Atas do COAUD
      • Relatório Anual do COAUD
    • Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Sobre o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Membros do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Atas do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Ética e Integridade
      • Sobre Ética e Integridade
      • Comissão de Ética
      • Boletim Questão de Ética
      • Programa de Integridade
      • Perguntas e Respostas sobre Integridade
    • Governança de Tecnologia da Informação
      • Dicionário de Referência de TI
      • Normativos Relacionados à TI
      • Instâncias Colegiadas de Governança de TI
      • Planejamento, Monitoramento e Avaliação
      • Contratações e Aquisições de TI
    • Plataformas e Tecnologias
      • Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU)
      • Escola Ebserh de Educação Corporativa - 3EC
      • Gerenciamento de Tecnologia para Saúde - GETS
      • HU Digital
      • Portal do Empregado Ebserh
      • Rede Pesquisa
      • Research Eletronic Data Capture - REDCap
      • Ser Rede
      • Sistema Eletrônico de Informações - SEI!
      • Sistema de Informações Gerenciais - SIG
      • UpToDate
    • Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Sobre o Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Membros do Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Atas do Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Formulário
      • Fluxos
  • Ensino e Pesquisa
  • Saúde
    • Covid-19
    • Manual de Pré-requisitos para Habilitação SUS
    • Manual de Atualização do CNES para dos HUFs da Rede Ebserh
    • Segurança do Paciente
      • Dia Mundial da Segurança do Paciente
      • Campanha Abril pela Segurança do Paciente
    • Boletim Vigilância em Foco
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
    • Manual de Programação de Serviços Assistenciais - Síntese Diagnóstica da Situação de Saúde
    • Manual de Parâmetros de Serviços Assistenciais para a Rede Ebserh
      • Link para planilhas editáveis
    • Catalogo de Tecnologias em Saúde da Rede Ebserh
    • Transgesta - Caderneta de Pré-natal
    • Manual para a contratualização dos HUF/Ebserh no SUS
    • E-book Roda de Conversa com os HUF
  • Comunicação
    • Notícias
    • Rede Ebserh TV
      • Giro Ebserh
      • Institucional
      • Você sabia?
      • Drops de Saúde
      • Humanização
      • Como acontece na Rede
    • Conexão Ebserh
    • Relatos e Histórias
    • Galeria de Imagens
    • Séries Especiais
    • ABC da Saúde
      • A
      • B
      • C
      • D
      • E
      • F
      • G
      • H
      • I
      • J
      • K
      • L
      • M
      • N
      • O
      • P
      • Q
      • R
      • S
      • T
      • U
      • V
      • W
      • X
      • Y
      • Z
    • Ações e Campanhas
      • Dia Internacional da Mulher
      • Ebserh Solidária
      • Ebserh Contra a Corrupção
      • 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh
      • Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial
      • Diga não ao preconceito
      • Ebserh contra a Dengue
      • Jornada Ebserh
      • Ebserh em Ação
    • Atendimento
    • Legislação e Normas de Comunicação
    • Instagram
  • Canais de Atendimento
    • Contatos
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Canal do Fornecedor
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Política de Divulgação de Informações
      • Atas
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
      • Endereço e Horário de Funcionamento
      • Cadeia de Valor
      • Ebserh 10 Anos
    • Ações e Programas
      • Sobre ações e programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncia de Receitas
      • Governança
      • Carta Anual de Governança Corporativa
      • Relatório Integrado ou de Sustentabilidade
      • Avaliação de Metas e Resultados
    • Participação Social
      • Sobre
      • Ouvidoria-Geral
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
      • Outras ações
    • Auditorias
      • Sobre a Auditoria
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Demonstrações Financeiras
      • Estatuto da Unidade de Auditoria Interna
      • Código de Ética da Auditoria Interna
      • Legislação e Normas de Auditoria
      • Quem é Quem na Auditoria Interna
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
      • Convênios e Outros Acordos
      • Plataforma +Brasil/Transferegov.br
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Legislação e Normas de Descentralização de Crédito
    • Receitas e Despesas
      • Sobre
      • Receita Pública
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por Unidade Orçamentária
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Política de Dividendos
      • Despesas
      • Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
      • PPA, LDO e LOA
      • Contratos de Objetivos/Acordo Organizativo de Compromissos
    • Licitações e Contratos
      • Adesões
      • Atas de Registro de Preços
      • Chamamentos Públicos
      • Compras Centralizadas
      • Contratos
      • Credenciamento
      • Dispensas
      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
      • Empresas/Licitantes inidôneos, Suspensos e/ou Impedidos
      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Modelos de processos
      • Pré-Qualificação
    • Servidores ou Empregados Públicos
      • Sobre
      • Servidores e Empregados
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concursos Públicos e Seleções
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Demonstrativos de Quadro de Pessoal, Remunerações e Benefícios
      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
    • Boletim de Serviço
      • Sede
      • Hospitais Universitários
    • Gestão do Patrimônio
    • Avaliação de Resultado Regulatório
    • Correição
      • Titular da Unidade Setorial de Correição
      • Competências
      • Normas
      • Relatórios de Gestão Correcional
      • Certidões
      • Corregedoria em Números
      • Corregedoria Capacita
  • Transparência
    • Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa
    • Estatuto Social com a necessária adequação à autorização legislativa de criação da estatal
    • Política de Divulgação de Informações
    • Relatório Integrado
    • Demonstrações Financeiras
    • Política de Transações com Partes Relacionadas
    • Política de Dividendos
    • Remuneração de Dirigentes
    • Código de Conduta e Integridade
    • Avaliação de Metas e Resultados
    • Atas da Assembleia Geral
    • Atas das Reuniões do Conselho de Administração
    • Atas das Reuniões do Conselho Fiscal
    • Atas das Reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário
    • Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Currículos Profissionais dos Administradores
      • Diretoria Executiva
      • Conselho de Administração
    • Demonstrativos de Quadro de Pessoal
      • Quadro de Pessoal e Remuneração
      • Benefícios
    • Acordos coletivos, convenções coletivas e/ou dissídios coletivos de trabalho aprovados
    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
  • Composição
    • Administração Central
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
      • Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação
    • Hospitais Universitários
      • CHC-UFPR
      • CH-UFC
      • CH-UFRJ
      • CHU-UFPA
      • HC-UFG
      • HC-UFMG
      • HC-UFPE
      • HC-UFTM
      • HC-UFU
      • HDT-UFT
      • HE-UFPel
      • Huab-UFRN
      • HUAC-UFCG
      • Huap-UFF
      • HUB-UnB
      • Hucam-Ufes
      • HUGG-Unirio
      • HUGV-Ufam
      • HUJB-UFCG
      • HUJM-UFMT
      • HUL-UFS
      • HULW-UFPB
      • Humap-UFMS
      • Huol-UFRN
      • Hupes-UFBA
      • HUSM-UFSM
      • HU-Furg
      • HU-UFGD
      • HU-UFJF
      • HU-UFMA
      • HU-UFPI
      • HU-UFRR
      • HU-UFS
      • HU-UFSC
      • HU-UFSCar
      • HU-Unifap
      • HU-Univasf
      • MCO-UFBA
      • MEJC-UFRN
  • Mapa do Site
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • Flickr
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Comunicação Notícias Saúde mental: cuidados possíveis em meio às enchentes no Rio Grande do Sul
Info

Séries Especiais

SÉRIE SEGURANÇA E SAÚDE EM ENCHENTE

Saúde mental: cuidados possíveis em meio às enchentes no Rio Grande do Sul

Profissionais da Ebserh orientam sobre as três fases que mudam o comportamento: a do impacto, a imediata do pós-desastre e a recuperação
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 20/05/2024 15h16
20052024 Série Enchentes - 7 - Saúde mental

A saúde mental requer atenção e suporte psicológico para as vítimas e comunidades afetadas. Imagem: Freepik

Nesta reportagem, você vai ver:

Fases do processo de reação a um desastre

Orientações para dar apoio emocional em situações de crise

Preparo prévio

Esteja atento

Orientações para pais e familiares

O que não fazer

Cuidando de quem cuida

Rio Grande (RS) – A vida no Rio Grande do Sul nunca mais será a mesma após as enchentes que assolam o estado. As pessoas agora precisam superar as perdas, viver o luto, lidar com o estresse pós-traumático e buscar forças para recomeçar. Em meio a esse cenário caótico, a saúde mental se torna uma preocupação, afinal, é fundamental buscar apoio e fortalecer-se para superar essas dores. Diante desse desafio, nesta reportagem da série especial sobre enchentes, profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra três Hospitais Universitários Federais no estado, oferecem orientações e suporte para fortalecer a saúde mental e buscar forças para seguir em frente.  

A psiquiatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Isabela Pina, destacou: “É fundamental manter as pessoas seguras, fornecendo suporte físico, alimentar e de medicamentos, além de retirá-las da zona de risco”. A médica também alertou que “situações traumáticas podem desencadear problemas psicológicos a curto, médio e longo prazo. É normal sentir uma variedade de emoções diante de uma tragédia, mas é essencial buscar apoio e compartilhar as dificuldades emocionais”. A superação desse evento traumático requer tempo, compreensão e cuidado.

Fases do processo de reação a um desastre

“Meu caro colega, tem sido desalentador observar tantas pessoas vivenciando experiências tão desafiadoras perante esta situação de calamidade que assola o RS.  Então, nesse momento, faz-se imperativo cuidar da saúde mental, especialmente porque somos profissionais dedicados ao cuidado, assim, o apelo é que você também se cuide, carinhosamente”, aconselhou a psicóloga organizacional do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), Elisangela Edicarla Mendes Barbosa à repórter.

A especialista explicou que é fundamental compreender que as reações das pessoas diante de um mesmo desastre podem ser diferentes, e que é importante não as comparar. Cada indivíduo é único e atribui significados distintos às experiências pelas quais passa. Alguns se recuperam rapidamente, outros demandam ajuda especializada, e é preciso ter um olhar atento e acolhedor para a comunidade em todo esse contexto. Assim, é importante observar e identificar as mudanças no comportamento das pessoas após um trauma, bem como a forma como estão lidando com essas mudanças - elas podem ocorrer em três fases, como explicado pelo National Center for Post-Traumatic Stress Disorder: impacto, imediata do pós-desastre e recuperação.

A fase do impacto é caracterizada pela resposta imediata ao desastre e pode envolver tanto as respostas apropriadas de proteção quanto as desorganizadas, com distorções cognitivas e dissociações. Já a fase imediata do pós-desastre é marcada pelo recuo do impacto e o início do resgate das atividades habituais, podendo surgir sentimento de alívio por sobreviver. Os primeiros efeitos na saúde mental podem aparecer aqui, como negação, apatia, desorientação, ansiedade e medo.  Além disso, o sentimento de alívio por sobreviver pode levar a uma euforia passageira.

Por fim, a terceira fase, conhecida como recuperação, é caracterizada por um período prolongado de ajustamento e retorno ao equilíbrio anterior. Aqui, a recuperação está diretamente relacionada à extensão da destruição causada pelo desastre e às condições mentais dos indivíduos e suas famílias. Durante essa fase, podem surgir necessidades emocionais que não foram evidenciadas nas fases anteriores, como sentimentos de raiva, solidão e frustração.

Elisangela salienta que “a maioria das pessoas que vivenciam eventos traumáticos não irão desenvolver Transtorno do Estresse Pós-Traumático. As reações citadas, ao longo do tempo, tendem a se apresentarem com menor frequência e intensidade, corroborando com os estudos que demonstram que 30% das pessoas que vivenciaram o evento traumático irão desenvolver o Transtorno do Estresse Pós-Traumático, incluindo os profissionais que atuaram na linha de frente”.

Orientações para dar apoio emocional em situações de crise

Diante de situações de crise, é fundamental oferecer suporte emocional às pessoas afetadas, garantindo que se sintam seguras e apoiadas. A psicóloga do HU-Furg apontou algumas diretrizes elaboradas por especialistas da área de desastres e emergências, popularizada como Primeiros Socorros Psicológicos (PSP).  Seguem algumas orientações:

É preciso um preparo prévio:

  • Procure saber detalhes sobre o evento: O que aconteceu? Como aconteceu? Quando? Isso será importante na sua ajuda ao próximo. Oferecer informações precisas auxiliam no controle da ansiedade gerada nessas situações.
  • Tenha consigo uma lista de contatos dos serviços de auxílio disponíveis no local do desastre. Isso será útil quando for oferecer ajuda a familiares de vítimas e/ou outros envolvidos.
  • Aproxime-se com cuidado e respeito, apresente-se e explique que está ali para ajudar. Escute sem julgamentos. Demonstre empatia, validando sentimentos da pessoa. Evite dar conselhos.
  • Ofereça ajudas práticas e simples, ofereça alimento, água, ouvidos. Respeite o tempo da outra pessoa. Incentive buscar ajuda profissional qualificada, se necessário.
  • Siga sempre as ordens das autoridades competentes responsáveis pelo gerenciamento da crise.

Esteja atento:

  • Verifique se o local está seguro e se há pessoas com necessidades básicas urgentes, como ferimentos, fome ou sede.
  • Embora sejam reações esperadas depois de ser exposto ao trauma, esteja atento a possíveis reações severas ao estresse, como sintomas físicos, choro, tristeza, ansiedade, nervosismo e incapacidade de cuidar de si ou de seus filhos. Logo, valide o que a pessoa está sentindo, pode ser por meio de um resumo do que ela falou ou repetindo em outras palavras o que ela trouxe, levando-a a compreender que tais comportamentos são esperados e justificados.
  • Ofereça, se possível, um ambiente privado para conversar sem interrupções.
  • Garanta sigilo sobre as conversas.
  • Pergunte de forma casual sobre as necessidades e preocupações das pessoas, demonstrando empatia e acolhimento.
  • Em casos mais graves, ajude as pessoas a se reconectarem consigo mesmas, estimulando-as a realizar movimentos simples e a focarem na respiração.
  • Mantenha a calma, seja paciente e honesto ao oferecer suporte, admitindo quando não souber alguma informação.
  • Auxilie as pessoas a acessarem outros serviços disponíveis e a suprirem suas necessidades básicas, fornecendo informações e apoio para entrar em contato com entes queridos.
  • Incentive estratégias saudáveis de enfrentamento, como descanso adequado, alimentação balanceada, atividades relaxantes e exercícios físicos.
  • Desencoraje estratégias negativas, como o consumo de álcool, isolamento social e negligência da higiene pessoal.

Orientações para pais e familiares:

  • Para pais e familiares, é importante cuidar de si mesmos antes de acolher as emoções das crianças.
  • Recomenda-se o uso de livros infantis como ferramenta lúdica para auxiliar as crianças a compreenderem a situação, por exemplo: E a chuva..., da Sabrina Fuhr e Céu, Sol, Sul, da Cristina Saling Kruel. Use o lúdico para auxiliar as crianças e permita-se imaginar junto!
  • Para a criança brincar é uma necessidade básica, pois ajuda a esquecer momentos difíceis e é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.

O que não fazer:

  • IMPORTANTE:  Evite solicitar que a pessoa relate sobre o que ela vivenciou durante a tragédia, o que ela viu ou testemunhou, uma vez que tal ação pode piorar a sua condição socioemocional, bem como potencializar as chances de desenvolver um quadro de Transtorno do Estresse Pós-Traumático. Caso a pessoa queira falar sobre, acolha, porém, não estimule para que ela traga mais detalhes. O objetivo é acalmá-la e solucionar questões práticas.
  • Evite acompanhar, exageradamente, notícias, vídeos, áudios, imagens sobre os eventos traumáticos, pois tal comportamento pode gerar muito sofrimento psicológico.
  • Demonstre atenção genuína por meio de sinais verbais e não verbais.
  • Não julgue o que a pessoa possa ter feito, ou o que não tenha feito.
  • Não minimize o sofrimento dos envolvidos: Não diga coisas do tipo “Você não deveria se sentir dessa forma”, ou “Você deve se sentir sortudo por ter sobrevivido” ou “O que você perdeu foram bens materiais”.
  • Não use termos técnicos.
  • Não dê falsas promessas de ajuda e informações que não tenha certeza.
  • Não pense e atue como se tivesse que resolver todos os problemas das pessoas por elas.


A psicóloga Elisangela enfatizou: “Vamos nos cuidar e cuidar do nosso próximo? Juntos, podemos criar uma rede de apoio e de solidariedade para enfrentar esses desafios que deixam grandes sequelas na saúde mental de todos”.

Cuidando de quem cuida:

Além destas orientações dos especialistas para quem puder prestar auxílio às vítimas, a Rede Ebserh, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, implementou um serviço para apoiar e acolher os trabalhadores dos três hospitais da Rede no Rio Grande do Sul. Os atendimentos são realizados por equipe multidisciplinar composta por profissionais que se voluntariaram para essa atividade. Colaboradores interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão de Pessoas de seu hospital.

Quer saber mais sobre o como a Ebserh tem reagido à enchente e aos alagamentos no RS? Confira nas reportagens anteriores desta série:

  • Enchente no Rio Grande do Sul impacta hospitais da rede Ebserh
  • Hospitais da Rede Ebserh unem esforços para assegurar atendimento durante enchente no Rio Grande do Sul
  • Medidas preventivas e orientações de saúde ajudam a enfrentar os impactos da enchente
  • Solidariedade e empenho interinstitucional possibilitam remoção de paciente do HU-Furg em helicóptero
  • Cooperação interinstitucional tem amenizado os impactos das enchentes nos hospitais gaúchos
  • HE-UFPel oferece teleconsultoria para apoiar médicos de Pelotas durante enchentes no RS

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, sendo três no Rio Grande do Sul: HU-Furg, HE-UFPel e HUSM-UFSM, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Por Andreia Pires, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Foto - Freepik: A saúde mental requer atenção e suporte psicológico para as vítimas e comunidades afetadas

Saúde e Vigilância Sanitária
Tags: hc-ufpehu-furgsaúde mentalenchenteassistênciasaúde públicasegurançaRio Grande do Sul

Conteúdo relacionado

  • Hospitais da Rede Ebserh unem esforços para assegurar atendimento durante enchente no Rio Grande do Sul
  • Limpeza de ambientes e equipamentos reforçam segurança microbiológica nos Hospitais Ebserh
  • Enchente no Rio Grande do Sul impacta hospitais da rede Ebserh
  • Solidariedade e empenho interinstitucional possibilitam remoção de paciente do HU-Furg em helicóptero
  • Cooperação interinstitucional tem amenizado os impactos das enchentes nos hospitais gaúchos
  • Medidas preventivas e orientações de saúde ajudam a enfrentar os impactos da enchente
  • HE-UFPel oferece teleconsultoria para apoiar médicos de Pelotas durante enchentes no RS
  • Rede Ebserh reforça atendimento na Região Sul
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Hospitais Universitários
    • Região Centro-Oeste
      • HC-UFG - Hospital das Clínicas da UFG
      • HUB-UnB - Hospital Universitário de Brasília
      • HUJM-UFMT - Hospital Universitário Júlio Müller
      • Humap-UFMS - Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
      • HU-UFGD - Hospital Universitário da Grande Dourados
    • Região Nordeste
      • CH-UFC - Complexo Hospitalar da UFC
      • HC-UFPE - Hospital das Clínicas da UFPE
      • Huab-UFRN - Hospital Universitário Ana Bezerra
      • HUAC-UFCG - Hospital Universitário Alcides Carneiro
      • HUJB-UFCG - Hospital Universitário Júlio Bandeira
      • HUL-UFS - Hospital Universitário de Lagarto
      • HULW-UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
      • Huol-UFRN - Hospital Universitário Onofre Lopes
      • HUPAA-Ufal - Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
      • Hupes-UFBA - Hospital Universitário Professor Edgard Santos
      • HU-UFMA - Hospital Universitário da UFMA
      • HU-UFPI - Hospital Universitário do Piauí
      • HU-UFS - Hospital Universitário da UFS
      • HU-Univasf - Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros
      • MCO-UFBA - Maternidade Climério de Oliveira
      • MEJC-UFRN - Maternidade Escola Januário Cicco
    • Região Norte
      • CHU-UFPA - Complexo Hospitalar Universitário da UFPA
      • HDT-UFT - Hospital de Doenças Tropicais
      • HUGV-Ufam - Hospital Universitário Getúlio Vargas
      • HU-UFRR - Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima
      • HU-Unifap - Hospital Universitário da Unifap
    • Região Sudeste
      • CH-UFRJ - Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro
      • HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG
      • HC-UFTM - Hospital de Clínicas da UFTM
      • HC-UFU - Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
      • Huap-UFF - Hospital Universitário Antônio Pedro
      • Hucam-Ufes - Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes
      • HUGG-Unirio - Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
      • HU-UFJF - Hospital Universitário da UFJF
      • HU-UFSCar - Hospital Universitário da UFSCar
    • Região Sul
      • CHC-UFPR - Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR
      • HE-UFPel - Hospital Escola da UFPel
      • HU-Furg - Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.
      • HUSM-UFSM - Hospital Universitário de Santa Maria
      • HU-UFSC - Hospital Universitário da UFSC
    • Sobre os Hospitais Universitários Federais
    • Contratos de Gestão
    • Protocolos de Intenções
      • HU-Unifap
      • CH-UFRJ
      • Unifesp
      • HU-UFRR
      • HU-UFLA
      • HU-UFCA
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • UFDPar
      • UNIRIO
      • UFT
      • UFSJ
      • UFCAT
      • UNIR
      • UFRN
    • Relatórios Gerenciais
      • 2019-2022
  • Governança
    • Governança Corporativa
      • Sobre a Governança Corporativa
      • Compromisso Empresarial Responsável
      • Diversidade, Equidade & Inclusão
      • Política Ambiental
      • Política de Classificação de Informação, Sigilo e Temporalidade
      • Política de Comunicação Institucional
      • Política de Cordialidades
      • Política de Divulgação de Informações
      • Política de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos
      • Política de Indicação e Sucessão
      • Política de porta-vozes
      • Política de Proteção de Dados Pessoais
      • Política de Relacionamento com Fornecedores
      • Política de Segurança da Informação
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Guia de Práticas de Governança Corporativa, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Rede Ebserh
    • Gestão Estratégica
      • Estratégia de Longo Prazo
      • Plano de Negócios
      • Plano Diretor Estratégico dos Hospitais
      • Guia de Gestão Estratégica
    • Assembleia Geral
      • Atas da Assembleia Geral
    • Conselhos
      • Sobre os Conselhos
      • Conselho de Administração
      • Conselho Fiscal
      • Conselho Consultivo
      • Capacitação dos Conselheiros
      • Avaliação de Desempenho dos Administradores e Conselheiros
    • Diretoria Executiva
      • Sobre a Diretoria Executiva
      • Membros da Diretoria Executiva
      • Atas da Diretoria Executiva
      • Relatórios
      • Remuneração Variável Anual - RVA
    • Comitê de Auditoria
      • Sobre o COAUD
      • Membros do COAUD
      • Atas do COAUD
      • Relatório Anual do COAUD
    • Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Sobre o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Membros do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
      • Atas do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Ética e Integridade
      • Sobre Ética e Integridade
      • Comissão de Ética
      • Boletim Questão de Ética
      • Programa de Integridade
      • Perguntas e Respostas sobre Integridade
    • Governança de Tecnologia da Informação
      • Dicionário de Referência de TI
      • Normativos Relacionados à TI
      • Instâncias Colegiadas de Governança de TI
      • Planejamento, Monitoramento e Avaliação
      • Contratações e Aquisições de TI
    • Plataformas e Tecnologias
      • Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU)
      • Escola Ebserh de Educação Corporativa - 3EC
      • Gerenciamento de Tecnologia para Saúde - GETS
      • HU Digital
      • Portal do Empregado Ebserh
      • Rede Pesquisa
      • Research Eletronic Data Capture - REDCap
      • Ser Rede
      • Sistema Eletrônico de Informações - SEI!
      • Sistema de Informações Gerenciais - SIG
      • UpToDate
    • Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Sobre o Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Membros do Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Atas do Comitê de Elegibilidade dos membros do Colegiado Executivo dos Hospitais
      • Formulário
      • Fluxos
  • Ensino e Pesquisa
  • Saúde
    • Covid-19
    • Manual de Pré-requisitos para Habilitação SUS
    • Manual de Atualização do CNES para dos HUFs da Rede Ebserh
    • Segurança do Paciente
      • Dia Mundial da Segurança do Paciente
      • Campanha Abril pela Segurança do Paciente
    • Boletim Vigilância em Foco
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
    • Manual de Programação de Serviços Assistenciais - Síntese Diagnóstica da Situação de Saúde
    • Manual de Parâmetros de Serviços Assistenciais para a Rede Ebserh
      • Link para planilhas editáveis
    • Catalogo de Tecnologias em Saúde da Rede Ebserh
    • Transgesta - Caderneta de Pré-natal
    • Manual para a contratualização dos HUF/Ebserh no SUS
    • E-book Roda de Conversa com os HUF
  • Comunicação
    • Notícias
    • Rede Ebserh TV
      • Giro Ebserh
      • Institucional
      • Você sabia?
      • Drops de Saúde
      • Humanização
      • Como acontece na Rede
    • Conexão Ebserh
    • Relatos e Histórias
    • Galeria de Imagens
    • Séries Especiais
    • ABC da Saúde
      • A
      • B
      • C
      • D
      • E
      • F
      • G
      • H
      • I
      • J
      • K
      • L
      • M
      • N
      • O
      • P
      • Q
      • R
      • S
      • T
      • U
      • V
      • W
      • X
      • Y
      • Z
    • Ações e Campanhas
      • Dia Internacional da Mulher
      • Ebserh Solidária
      • Ebserh Contra a Corrupção
      • 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh
      • Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial
      • Diga não ao preconceito
      • Ebserh contra a Dengue
      • Jornada Ebserh
      • Ebserh em Ação
    • Atendimento
    • Legislação e Normas de Comunicação
    • Instagram
  • Canais de Atendimento
    • Contatos
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Canal do Fornecedor
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Sobre
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
      • Política de Divulgação de Informações
      • Atas
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
      • Endereço e Horário de Funcionamento
      • Cadeia de Valor
      • Ebserh 10 Anos
    • Ações e Programas
      • Sobre ações e programas
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Carta de Serviços ao Usuário
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncia de Receitas
      • Governança
      • Carta Anual de Governança Corporativa
      • Relatório Integrado ou de Sustentabilidade
      • Avaliação de Metas e Resultados
    • Participação Social
      • Sobre
      • Ouvidoria-Geral
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público
      • Outras ações
    • Auditorias
      • Sobre a Auditoria
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Demonstrações Financeiras
      • Estatuto da Unidade de Auditoria Interna
      • Código de Ética da Auditoria Interna
      • Legislação e Normas de Auditoria
      • Quem é Quem na Auditoria Interna
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
      • Convênios e Outros Acordos
      • Plataforma +Brasil/Transferegov.br
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Legislação e Normas de Descentralização de Crédito
    • Receitas e Despesas
      • Sobre
      • Receita Pública
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por Unidade Orçamentária
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Política de Dividendos
      • Despesas
      • Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
      • PPA, LDO e LOA
      • Contratos de Objetivos/Acordo Organizativo de Compromissos
    • Licitações e Contratos
      • Adesões
      • Atas de Registro de Preços
      • Chamamentos Públicos
      • Compras Centralizadas
      • Contratos
      • Credenciamento
      • Dispensas
      • Dispensas e Inexigibilidade
      • Doação de Bens Inservíveis
      • Empresas/Licitantes inidôneos, Suspensos e/ou Impedidos
      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Modelos de processos
      • Pré-Qualificação
    • Servidores ou Empregados Públicos
      • Sobre
      • Servidores e Empregados
      • Aposentados e Pensionistas
      • Concursos Públicos e Seleções
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Demonstrativos de Quadro de Pessoal, Remunerações e Benefícios
      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
    • Boletim de Serviço
      • Sede
      • Hospitais Universitários
    • Gestão do Patrimônio
    • Avaliação de Resultado Regulatório
    • Correição
      • Titular da Unidade Setorial de Correição
      • Competências
      • Normas
      • Relatórios de Gestão Correcional
      • Certidões
      • Corregedoria em Números
      • Corregedoria Capacita
  • Transparência
    • Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa
    • Estatuto Social com a necessária adequação à autorização legislativa de criação da estatal
    • Política de Divulgação de Informações
    • Relatório Integrado
    • Demonstrações Financeiras
    • Política de Transações com Partes Relacionadas
    • Política de Dividendos
    • Remuneração de Dirigentes
    • Código de Conduta e Integridade
    • Avaliação de Metas e Resultados
    • Atas da Assembleia Geral
    • Atas das Reuniões do Conselho de Administração
    • Atas das Reuniões do Conselho Fiscal
    • Atas das Reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário
    • Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Currículos Profissionais dos Administradores
      • Diretoria Executiva
      • Conselho de Administração
    • Demonstrativos de Quadro de Pessoal
      • Quadro de Pessoal e Remuneração
      • Benefícios
    • Acordos coletivos, convenções coletivas e/ou dissídios coletivos de trabalho aprovados
    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
  • Composição
    • Administração Central
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
      • Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação
    • Hospitais Universitários
      • CHC-UFPR
      • CH-UFC
      • CH-UFRJ
      • CHU-UFPA
      • HC-UFG
      • HC-UFMG
      • HC-UFPE
      • HC-UFTM
      • HC-UFU
      • HDT-UFT
      • HE-UFPel
      • Huab-UFRN
      • HUAC-UFCG
      • Huap-UFF
      • HUB-UnB
      • Hucam-Ufes
      • HUGG-Unirio
      • HUGV-Ufam
      • HUJB-UFCG
      • HUJM-UFMT
      • HUL-UFS
      • HULW-UFPB
      • Humap-UFMS
      • Huol-UFRN
      • Hupes-UFBA
      • HUSM-UFSM
      • HU-Furg
      • HU-UFGD
      • HU-UFJF
      • HU-UFMA
      • HU-UFPI
      • HU-UFRR
      • HU-UFS
      • HU-UFSC
      • HU-UFSCar
      • HU-Unifap
      • HU-Univasf
      • MCO-UFBA
      • MEJC-UFRN
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • Flickr
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca