Galeria de Imagens
EBSERH EM AÇÃO | MAIOR DA HISTÓRIA
Mutirão deste sábado (13) realizou mais de 54 mil atendimentos de norte a sul do país, reduzindo filas do SUS
Brasília (DF) – Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 41.751 exames e procedimentos especializados, 10.062 consultas e 2.255 cirurgias, totalizando 54.068 atendimentos em um único dia.
Os ministros da Educação e da Saúde, Camilo Santana e Alexandre Padilha, respectivamente, estiveram com o presidente da estatal, Arthur Chioro, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará acompanhando a ação nos dois hospitais da Rede em Fortaleza.
Camilo Santana destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.
Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.
Segundo Chioro, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
A mobilização faz parte do Ebserh em Ação, iniciativa nacional que integra o Agora Tem Especialistas, programa do Governo Federal que tem ampliado a oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país. Nas duas edições anteriores do “Dia E” – em julho e setembro -, foram realizados 46.754 atendimentos. Com esta de dezembro, a estatal ultrapassou, assim, a marca de 100 mil procedimentos nos três mutirões.
Parcerias
Pela primeira vez, o “Dia E – Ebserh em Ação” contou com a participação do Hospital São Paulo (HSP/HU-Unifesp), hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, entraram os hospitais federais do Ministério da Saúde, como o Servidores do Estado (HFSE), Andaraí (HFA), Bonsucesso (HFB), Cardoso Fontes (HCFC), Ipanema (HFI) e Lagoa (HFL), bem como os Institutos Nacionais de Cardiologia (INC) e do Câncer (INCA) e o Instituto Traumatologia e Ortopedia (INTO).
Ebserh em Ação
Para ampliar o acesso ampliar o acesso, promover o diagnóstico precoce e a continuidade do cuidado para as comunidades, a iniciativa promoveu, também em 2025, o primeiro Mutirão de Saúde Indígena e Quilombola, com 2.298 atendimentos – entre 1.376 exames e procedimentos, 854 consultas, 23 cirurgias e 45 internações – no período de 3 e 8 de novembro em 11 hospitais universitários federais vinculadas a Ebserh.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Danielle Campos e Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh