Notícias
Teresina (PI)
HU-UFPI retoma cirurgias de litotripsia percutânea e amplia oferta de procedimentos para tratamento de cálculos renais
A equipe já realizou nefrolitotripsia percutânea, cistolitotripsia e o ureterolitotripsia rígida. Imagem ilustrativa: Freepik.
Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), retomou a realização de procedimentos endourológicos para o tratamento de cálculos renais, voltando a beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os procedimentos já realizados, destaca-se a nefrolitotripsia percutânea, indicada para cálculos renais volumosos. O urologista do HU-UFPI/Ebserh, Rodrigo Beserra, explica que “a técnica consiste em um pequeno furo nas costas do paciente, por onde se acessa o rim, e fragmentamos o cálculo, evitando cortes maiores”.
Além dela, a equipe de urologia também já realizou a quebra de cálculos da bexiga sem cortes (cistolitotripsia) e o tratamento de cálculos no ureter, que é canal que liga o rim à bexiga, com uso de laser e aparelhos de ultrassom, a mesma tecnologia empregada em hospitais privados, chamada de ureterolitotripsia rígida.
“Nos próximos atendimentos, está programada a realização da ureterolitotripsia flexível, considerada a técnica mais moderna para a maioria dos casos de cálculos renais não tão volumosos. Esse tipo de cirurgia, feita com laser, é pouco comum no SUS e passa a ser disponibilizada no HU-UFPI, ampliando o acesso da população a recursos de ponta”, destaca o urologista.
“A retomada representa um avanço importante para os pacientes, que voltam a contar com alternativas cirúrgicas minimamente invasivas, seguras e com bons resultados clínicos”, avalia Rodrigo Bezerra. O especialista acrescenta que os pacientes que realizaram os procedimentos cirúrgicos pertencem à fila interna do HU-UFPI, seguindo os critérios de tempo e prioridade. Já os pacientes de primeira consulta são encaminhados pela Central de Regulação do município de Teresina.
Sobre o HU-UFPI
O HU-UFPI faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Maria Carvalho Costa com revisão de Ludmila Wanbergna
Unidade de Imprensa e Informação Estratégica 1
Coordenadoria de Comunicação Social