Comissão Nacional de Pontos de Cultura
A CNPdC é um colegiado autônomo de caráter representativo da rede de pontos e pontões de cultura, instituído por iniciativa dos próprios pontos de cultura. É a principal instância de participação social e mobilização da Rede Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. Atua de forma autônoma, representativa e em articulação permanente através de reuniões presenciais, virtuais, subcomissões e grupos de trabalho criados para fins específicos.
A Comissão é composta pelo pleno das representações nacionais que, em 2025, é formado por 49 membros, divididos em duas categorias: a) 27 representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) estaduais e do Distrito Federal; b) 22 representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos válidos, conforme o Regimento Interno da Comissão Nacional.
Atualmente, é composta por 22 GTs temáticos: GT Ação Griô, GT Acessibilidade, GT Amazônico, GT Audiovisual, GT Circo, GT Comunicação/Rádio Comunitária, GT Cultura Digital, GT Cultura e Arte Negra, GT Cultura Popular, GT Dança, GT Gênero, GT Hip Hop, GT Indígenas, GT Integração Latino-Americana, GT Legislação, GT Matriz Africana, GT Música, GT Patrimônio Imaterial e Tradicional, GT Rurais, GT Pontões e Redes, GT Sustentabilidade e GT Teatro.
Além do Pleno de 49 membros da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, existe uma Executiva composta por 7 membros, que contribui para a organização da agenda e demandas de atividades da Comissão Nacional.