Notícias
CTI Renato Archer pode receber novo supercomputador brasileiro

- O novo supercomputador vai ser ainda mais potente que o Pégaso, da Petrobras (imagem: divulgação/Petrobras)
O Brasil deve ganhar ainda este ano um novo datacenter de Computação de Alto Desempenho (HPC), e o CTI Renato Archer pode ser o local escolhido para a sua instalação.
Com capacidade de processamento de 1 exaflop e custo avaliado em R$ 1,8 bilhão – a ser pago com recursos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) –, o supercomputador deve colocar o Brasil entre os cinco países com maior capacidade computacional até 2028. Um equipamento com essa potência requer uma infraestrutura adequada, e é por isso que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem avaliado possibilidades diversas.
Uma das mais fortes candidatas é a cidade de Campinas, que conta, entre as suas vantagens, a maturidade tecnológica regional, a proximidade geográfica com polos científicos, um aeroporto internacional, conectividade de rede e impactos de latência para aplicações distribuídas de alto desempenho.
Além de pesquisadores e de um corpo técnico altamente qualificados, o CTI Renato Archer tem a estrutura necessária para receber o HPC e para recepcionar instituições, empresas e cientistas que irão fazer uso da máquina, além da capacidade de promover treinamentos, workshops e eventos, uma área física ampla e segura e um Parque Tecnológico próprio – o CTI-Tec, que funciona como ecossistema de inovação aberta.
Para viabilizar a vinda do supercomputador, a Prefeitura de Campinas tem alavancado alianças e angariado o apoio de entidades como a empresa BYD, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Deputado Federal Jonas Donizette, que recentemente reuniu-se com o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, para reforçar o interesse do CTI em abrigar o equipamento. Em vídeo divulgado nas redes de Donizette, Alckmin mostrou-se favorável ao pleito do parlamentar: “Campinas reúne as melhores condições; o Renato Archer já tem as instalações adequadas”, afirmou o Vice-Presidente, que arrematou: “conte conosco”.