Notícias

Servidores do Censipam participam de workshop internacional sobre clima espacial nos Estados Unidos

Publicado em 11/04/2025 15h34 Atualizado em 11/04/2025 15h37
Servidores do Censipam participam de workshop internacional sobre clima espacial nos Estados Unidos

Brasília, 11/04/2025 – Entre os dias 17 e 21 de março, os servidores Cristiano Torres do Amaral e Rodrigo Medeiros Paes Leme representaram o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) no Space Weather Workshop 2025, realizado em Boulder, no Colorado (EUA). O evento é promovido anualmente pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), reunindo especialistas de diversos países para discutir avanços e desafios relacionados ao clima espacial.

Durante o encontro, pesquisadores de renome internacional apresentaram estudos e iniciativas voltadas à compreensão dos efeitos do clima espacial sobre sistemas tecnológicos essenciais, como os de comunicações, navegação e operações aeroespaciais.

De acordo com o analista sênior em ciência e tecnologia da Coordenação-Geral de Sensores e Inovação do Censipam, Dr. Cristiano Torres do Amaral, o workshop foi uma oportunidade estratégica para estreitar laços institucionais e compartilhar experiências com instituições de referência global.“Este evento é de suma importância para os gestores das estações terrenas do Censipam, pois é possível discutir estratégias e soluções para as operações seguras dos sistemas multissatelitais do Censipam que atualmente atendem aos nossos parceiros INPE e Força Aérea Brasileira, mas que podem contribuir com outras missões da NASA e NOAA”, destacou.

Ao longo da programação, os representantes do Censipam participaram de painéis técnicos e sessões temáticas focadas na vigilância do clima espacial e nos impactos operacionais em serviços de satélite. Os servidores também apresentaram a estrutura tecnológica da instituição, com destaque para as antenas multissatelitais localizadas em Formosa (GO) e Manaus (AM). O trabalho desenvolvido pelo Censipam despertou grande interesse por parte dos cientistas da NOAA e NASA, especialmente pelas capacidades operacionais das estações brasileiras.

Servidor Rodrigo Medeiros Paes Leme
Servidor Rodrigo Medeiros Paes Leme
Cristiano Torres do Amaral
Cristiano Torres do Amaral

Por Celise Duarte

Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

Meio Ambiente e Clima
Fale Agora Refazer a busca