Notícias
Servidor do Censipam conclui Curso de Logística Estratégica e Defesa e destaca integração entre teoria e prática
Brasília (DF), 10/11/2025 – Foi concluído, nesta sexta-feira (7), o Curso de Logística Estratégica e Defesa, iniciativa voltada ao desenvolvimento de competências para atuação nos níveis gerenciais da Logística Estratégica e da Mobilização Nacional. A formação reuniu participantes de 18 instituições distintas, consolidando-se como um espaço de integração e aprimoramento técnico entre civis e militares.
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) foi representado pelo analista em ciência e tecnologia Jorge Gabriel Merladett Madruga, que apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A Gestão Logística do Fator Humano: Movimentação Periódica de Efetivos da FNSP e a Manutenção da Operatividade na TI Yanomami”. O estudo foi elaborado em coautoria com o Tenente-Coronel PMSP Fábio da Veiga Cabral, Chefe de Gabinete da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), e com o Sr. Kleytson Guerreiro Costa, Auxiliar do Superior Tribunal Militar (STM).
Durante o curso, os participantes tiveram acesso a uma grade de disciplinas estratégicas, entre elas: Fundamentos de Segurança e Defesa, Gestão Logística, Planejamento Estratégico Logístico Organizacional, Modelagem Logística e Apoio à Decisão, além de Exercícios Aplicados de Simulação e Estudos Interdisciplinares de Logística e Mobilização. A formação também incluiu a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, voltada à produção de estudos aplicados às necessidades da Defesa Nacional.
Para o analista Jorge Gabriel, o curso foi uma experiência “excepcional”, que proporcionou a vivência prática da logística em ambientes reais. Ele destacou as visitas técnicas a locais estratégicos que “respiram logística”, como o Porto Seco de Anápolis (GO), o Porto Chibatão e o Terminal de Cargas do Aeroporto Eduardo Gomes, ambos em Manaus (AM), além da 12ª Região Militar, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia.
O analista ressaltou, ainda, a importância de compreender a Mobilização Nacional como elemento essencial para a prontidão do país diante de emergências, sejam desastres climáticos ou agressões externas. Segundo ele, o exercício de simulação, no qual atuou no subsistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, evidenciou “a complexidade que envolve um planejamento integrado de mobilização”.
A turma iniciou o curso com 32 participantes, concluindo com 25 formandos. Um momento especial marcou a cerimônia de encerramento, com o discurso da PRF Larissa Gabriela Guimarães, oradora oficial da turma “Brasília 65 Anos”, que celebrou a formatura acompanhada de seu filho Miguel — simbolicamente reconhecido como o 26º formando da turma.
A ESD
Criada em 1º de outubro de 2021, por meio do Decreto Presidencial nº 10.806, a Escola Superior de Defesa (ESD) é uma instituição vinculada ao Ministério da Defesa que tem como propósito promover estudos, pesquisas, ensino, extensão e intercâmbio sobre temas estratégicos para a Defesa Nacional. Com sede no Distrito Federal, a ESD busca aproximar os órgãos do centro político-administrativo do País das questões de defesa, fortalecendo a mentalidade de soberania e segurança nacional. Sua missão é desenvolver atividades acadêmicas que contribuam para o fortalecimento da cultura de defesa na sociedade brasileira, almejando tornar-se um centro de excelência reconhecido nacional e internacionalmente.
Por Cleber Ribeiro com informações da COGEST
Fotos: Sargento Rocha
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

