Notícias
Censipam tem participação ativa na primeira semana de COP 30
Belém (PA), 12/11/2025 — O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) marca presença ativa na COP 30, em Belém (PA), fortalecendo o compromisso do Ministério da Defesa com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A instituição apresenta, ao longo do evento, soluções tecnológicas de monitoramento, integração de dados e inteligência ambiental essenciais para o enfrentamento das mudanças climáticas e a preservação das florestas tropicais.
Inauguração da Sala de Monitoramento Integrado de Alta Tecnologia CR/BE
A participação ocorre após importantes avanços estruturais realizados ainda em outubro. No dia 30, o Censipam inaugurou sua nova Sala de Monitoramento Integrado de Alta Tecnologia no Centro Regional de Belém (CR-BE), ampliando a capacidade de análise em tempo real de dados meteorológicos e ambientais. O espaço, equipado com sistemas de última geração, fortalece o planejamento e a resposta rápida a eventos críticos e terá papel fundamental no apoio às ações de logística e segurança durante a COP 30.
A cerimônia contou com a presença do diretor operacional do Censipam, Marcelo Sabbá, do gerente regional do CR-BE, Jean Carlos, e dos analistas Márcio Nirlando e Nilzele Gomes. Para Jean Carlos, o novo complexo tecnológico consolida o papel do Censipam como referência em integração de dados na Amazônia. Marcelo Sabbá destacou que a estrutura representa um avanço institucional, reforçando a capacidade do Centro Gestor em monitorar e responder aos desafios ambientais da região.
Ainda antes da COP, equipes do Censipam estiveram nas instalações do Encontro, com o objetivo de conhecer o espaço e já se ambientar com as atividades que seriam desenvolvidas no local. Além de encontrar parceiros e fazer networking.
Encontro “Áreas protegidas na Amazônia Legal: um retrato ambiental e estatístico”
Na primeira semana do evento, o Censipam ampliou sua presença em debates técnicos. Na Casa Brasil, o gerente regional de Belém participou do encontro “Áreas protegidas na Amazônia Legal: um retrato ambiental e estatístico”, promovido pelo IBGE. A instituição reforçou a importância da cooperação entre órgãos públicos para ampliar o monitoramento e a proteção ambiental.
Mesa-redonda “Sistemas de Alertas para Ameaças Múltiplas”
A Coordenadora-Geral de Monitoramento Ambiental do Censipam, Dra. Edileuza Melo, integrou a mesa-redonda “Sistemas de Alertas para Ameaças Múltiplas”, realizada na Casa da Ciência do MCTI, ao lado de especialistas do Cemaden e da Unesp. O debate evidenciou a relevância da integração entre instituições científicas e governamentais na prevenção e resposta a riscos na Amazônia.
Visita ao Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, pertencente à Marinha do Brasil
Uma equipe do Censipam, chefia pelo Gerente Regional de Belém visitou o NAM Atlântico, atual capitânia da Esquadra Brasileira, durante agenda institucional com a Marinha do Brasil. O navio, um porta-helicópteros do tipo assalto anfíbio, foi incorporado à Força Naval em 2018 após duas décadas de serviço na Marinha Real do Reino Unido, onde operava como HMS Ocean. Projetado para desembarque de tropas e apoio aéreo, o Atlântico desempenha papel estratégico em operações anfíbias e de apoio humanitário. A visita permitiu conhecer as capacidades operacionais do meio e fortalecer a integração entre o Censipam e a Marinha em ações conjuntas de monitoramento e proteção das Amazônias brasileira e azul.
Painel “Censipam: Monitoramento Ambiental na Amazônia”,
Como parte da programação oficial da COP 30, o Censipam promoverá, no dia 17 de novembro, o painel “Censipam: Monitoramento Ambiental na Amazônia”, das 12h30 às 13h30, na Green Zone – Uruçu. O encontro abordará meteorologia, hidrologia, eventos de fogo e inteligência ambiental aplicada à proteção da região. A mesa será moderada pela Dra. Edileuza Melo e contará com a participação de especialistas Nilzele Gomes (Meteorologia), Flávio Altieri (Hidrologia), Carlos Tamasauskas (Eventos de Fogo) e Edinelson Sena (Inteligência).
Com presença consolidada e atuação estratégica, o Censipam reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a cooperação interinstitucional, contribuindo de forma decisiva para o monitoramento e a proteção da Amazônia em um momento histórico para o país e para o mundo.
Por Cleber Ribeiro
Fotos: Censipam / NUCOM e Centro Regional de Belém
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa
(61) 3312-9000



