Censipam recebe alunos do Curso de Logística Estratégica e Defesa da Escola Superior de Defesa

Publicado em 17/09/2025 09:29Modificado há 9 meses
Compartilhe:
Censipam recebe alunos do Curso de Logística Estratégica e Defesa da Escola Superior de Defesa

Brasília, 15/09/2025 – O Centro de Coordenação-Geral (CCG) do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) recebeu, na última sexta-feira (12), a visita de 30 alunos do Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) da Escola Superior de Defesa (ESD). A atividade ocorreu em atendimento a um Pedido de Cooperação de Ensino (PCE).

O Diretor-Geral do Censipam, Richard Nunes, deu as boas-vindas à comitiva e destacou que a proteção da Amazônia depende de um planejamento bem estruturado, capaz de integrar esforços em diversas frentes. Ele ressaltou a importância do monitoramento climático e da atenção às questões hidrológicas, além do enfrentamento a ilícitos na região amazônica e do combate a desvios em terras indígenas, citando a participação do Censipam em operações de desintrusão.

Nunes relembrou a atuação do órgão em operações como a Atlas e a realizada nas terras Yanomami, reforçando o engajamento da instituição no apoio a ações estratégicas do Estado. Segundo ele, “o trabalho do Censipam é vibrante”, por unir tecnologia, inteligência e articulação institucional em prol da proteção da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.

 Em seguida, o Coordenador-Geral de Inteligência, Raimundo Camargos, ministrou palestra institucional sobre os projetos e produtos desenvolvidos pelo Censipam. Foram apresentados os monitoramentos ambientais, as ações de combate a ilícitos e a contribuição do órgão para o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na integração entre órgãos civis e militares.

O Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED) da ESD é voltado para o aprimoramento das capacidades de planejamento, mobilização e gestão logística em contextos de defesa e segurança nacional, reunindo profissionais civis e militares de diferentes instituições.

Ao receber a comitiva, o Censipam reafirmou a importância de parcerias acadêmicas e de formação como instrumento estratégico para ampliar a cooperação interinstitucional, fortalecer o conhecimento aplicado à defesa e aproximar a comunidade acadêmica dos desafios enfrentados na proteção da Amazônia Legal e da Amazônia Azul.

A Escola Superior de Defesa (ESD)

A ESD é uma instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Defesa, criada em 2021 para formar civis e militares em temas de defesa nacional, segurança e estratégia.

Ela nasceu da integração de duas escolas tradicionais:

  • Escola Superior de Guerra (ESG), de 1949, voltada à formação estratégica civil e militar;
  • Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), de 1905, referência em formação de oficiais superiores.

A ESD busca ampliar a cooperação entre Forças Armadas, órgãos governamentais e sociedade civil, oferecendo cursos de pós-graduação, extensão e pesquisa, com foco em:

  • Defesa e segurança internacional;
  • Estratégia e políticas públicas de defesa;
  • Ciência, tecnologia e inovação em defesa;
  • Integração civil-militar.

Por Cleber Ribeiro
Fotos: NUCOM/Censipam


Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

Categorias
Meio Ambiente e Clima
Compartilhe: