Brasília, 29/05/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) promoveu, na manhã desta quinta-feira (29), sua tradicional campanha anual de vacinação para servidores. Realizada em parceria com o Hospital das Forças Armadas (HFA), a ação disponibilizou a vacina contra a influenza e permitiu a atualização do cartão vacinal com a aplicação de outras vacinas pendentes, conforme a necessidade individual de cada colaborador, tais como tríplice viral, febre amarela, antitetânica e hepatite.
A campanha, que ocorre há pelo menos dez anos, faz parte do calendário institucional e tem como objetivo promover a saúde preventiva no ambiente de trabalho. A iniciativa, além de fortalecer a imunização dos servidores, contribui significativamente para a redução do absenteísmo, o aumento da produtividade e a melhora do clima organizacional.
Para a coordenadora-geral de Pessoal do Censipam, Adriana Ferreira Gonçalves, a ação representa mais do que uma medida de saúde pública. “Uma campanha como esta é de extrema importância. Representa o cuidado que o órgão tem com seus servidores e traz um sentimento de pertencimento. Já se tornou um marco institucional, com grande adesão dos colaboradores”, afirmou. Segundo ela, o clima de Brasília, com variações extremas de temperatura ao longo do ano, favorece o surgimento de doenças respiratórias, o que torna ainda mais essencial a prevenção por meio da vacinação.
O servidor Normando Souto, da Coordenação de Gestão, destacou que participa da campanha todos os anos desde que ingressou no Censipam. “É muito importante manter o cartão de vacinação atualizado, tanto para nossa proteção quanto para a de quem trabalha conosco. Desde que comecei a me vacinar anualmente, não tive gripe”, comentou.
Além dos benefícios diretos à saúde dos servidores, a vacinação preventiva também reduz os custos com assistência médica, evita afastamentos prolongados e reforça a imagem institucional do Censipam como um órgão comprometido com o bem-estar e a responsabilidade social.
O subtenente Lúcio Antunes, coordenador da equipe de vacinação do Hospital das Forças Armadas (HFA), destacou a relevância da parceria com o Censipam na campanha de imunização contra a gripe. Segundo ele, é gratificante para o HFA poder estender essa ação de saúde preventiva a outros órgãos públicos. “É uma iniciativa louvável. Levar a vacinação ao ambiente de trabalho é facilitar o acesso à saúde preventiva, o que tem reflexo direto na qualidade de vida dos servidores e na saúde pública como um todo”, afirmou. O subtenente ressaltou ainda que muitos servidores não conseguem se ausentar do trabalho para ir até uma unidade de saúde, e que campanhas como essa contribuem para reduzir os casos de gripe, protegendo não apenas quem se vacina, mas também as pessoas ao seu redor.
Por Cleber Ribeiro
Fotos: Emanuel Pessoa
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
Categorias:
Hospital da Forças Armadas, Saúde e Bem-Estar no Serviço Público, Valorização do Servidor, Responsabilidade Social e Institucional, Censipam em Ação, Parcerias Estratégicas, Destaques Internos, e Saúde Preventiva

