Notícias
Censipam participa de seminário do Ministério da Defesa e articula novas parcerias científicas
Rio de Janeiro (RJ), 10/11/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, entre os dias 3 e 6 de novembro, do 5º Seminário de Integração das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) do Ministério da Defesa (MD). O evento, promovido pelo Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), foi sediado na Escola Superior de Guerra (ESG) e reuniu as principais instituições de pesquisa vinculadas ao MD, com o objetivo de fortalecer a cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltadas à defesa nacional.
Representando o Censipam, o analista sênior de ciência e tecnologia Dr. Cristiano Amaral participou das discussões sobre projetos estratégicos e articulou novas parcerias científicas com outras ICTs. Segundo ele, o encontro proporcionou uma visão abrangente das iniciativas de pesquisa em curso no Ministério da Defesa, especialmente nas áreas que dialogam com o trabalho do Censipam. “Foi possível conhecer iniciativas voltadas à aplicação de Inteligência Artificial (IA) e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), que podem ser incorporadas às atividades conduzidas pelas equipes da Diretoria de Tecnologia (DITEC) e da Diretoria de Operações (DIOPE)”, destacou.
Cristiano Amaral também informou que estão sendo agendadas reuniões bilaterais para aprofundar o intercâmbio técnico, com destaque para os estudos conduzidos pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), que utiliza imagens de satélite e IA para medição de biomassa — tecnologia com potencial de aplicação direta nas ações de monitoramento ambiental do Censipam.
Durante o seminário, os Grupos de Trabalho Temáticos Interforças (GTTI) debateram temas de alto impacto para o setor de Defesa, como Tecnologias Quânticas, Inteligência Artificial, Sistemas de Navegação Inercial, Drones, Robótica e Sistemas Autônomos, Materiais Avançados, Geoinformação, Climatologia e Hidrografia, além de áreas críticas como Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e Saúde Operacional e Desempenho do Combatente.
A iniciativa faz parte das ações previstas na Portaria GM-MD nº 1.704/2025, que estrutura a governança em Ciência, Tecnologia e Inovação de interesse da Defesa. O seminário consolidou-se como um dos principais espaços de articulação entre os centros de pesquisa do Ministério da Defesa, promovendo inovação tecnológica, intercâmbio de conhecimento e fortalecimento da soberania científica nacional.
Por Cleber Ribeiro com informações da CGSIN
Fotos: CGSIN/Censipam
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
