Notícias
Censipam apresenta Relatório de Monitoramento Ambiental à 22ª Brigada de Infantaria de Selva em Macapá
Macapá (AP), 03/10/2025 — Uma equipe do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) esteve em Macapá, entre os dias 1º e 3 de outubro, para apresentar o Relatório de Monitoramento Ambiental e Ilícitos Associados (RMAIA) ao Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro. O documento reúne informações estratégicas sobre garimpo e desmatamento ilegais, eventos de fogo e hidrologia, contribuindo para o fortalecimento da consciência situacional na Amazônia Legal.
Comandada pelo General de Brigada Roberval de Almeida, a 22ª Brigada é a mais nova unidade do Exército Brasileiro, com área de responsabilidade que abrange todo o Estado do Amapá e partes do norte do Pará e do Maranhão. A iniciativa integra o Plano Estratégico do Ministério da Defesa, que busca ampliar o suporte informacional às brigadas localizadas na Amazônia, potencializando as ações de vigilância e combate a ilícitos ambientais.
Durante a missão, a equipe do Censipam também realizou reuniões com instituições parceiras no estado, como a Superintendência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Batalhão Ambiental da Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/AP). Nos encontros, foram apresentadas as capacidades técnicas e operacionais do Censipam e discutidas novas formas de cooperação e intercâmbio de informações, com o objetivo de fortalecer a integração entre órgãos civis e militares na proteção da Amazônia.
A ação reforça o papel do Censipam como estrutura estratégica do Ministério da Defesa na produção e integração de dados ambientais e no apoio às decisões operacionais voltadas à preservação e à segurança da Amazônia brasileira.
Por Cleber Ribeiro com informação da CGInt
Fotos: Censipam/CGInt
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

