Notícias
Censipam apresenta capacidades de mapeamento e apoio à Defesa QBRN em simpósio do Exército
Brasília (DF), 2/10/2025 — O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) teve participação de destaque no Simpósio sobre as ações de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) do Exército, realizado pelo Estado-Maior do Exército (EME) nos dias 1º e 2 de outubro, no Quartel-General do Exército, em Brasília (DF). O evento abordou a importância da cooperação interinstitucional na proteção da Região Amazônica e nas operações realizadas na faixa de fronteira.
Representando o Censipam, a coordenadora-geral de Monitoramento Ambiental, Edileuza Melo Nogueira, realizou a abertura do simpósio com a palestra “Principais Atribuições e Atividades Desenvolvidas pelo Censipam”. Na ocasião, apresentou as capacidades técnicas e operacionais do Centro no apoio às ações de defesa e monitoramento ambiental, evidenciando como os produtos e serviços gerados pelo Censipam podem contribuir para as operações da Defesa QBRN.
Durante sua exposição, Edileuza demonstrou uma simulação que evidenciou o potencial do sistema em mapear, com alto nível de detalhe, áreas de interesse em diferentes contextos — químico, biológico, radiológico e nuclear. Ela explicou que o Censipam também é capaz de analisar perfis meteorológicos e condições atmosféricas, fornecendo informações que auxiliam gestores e autoridades na tomada de decisões estratégicas. “O Censipam não é apenas um órgão; é uma ferramenta do Estado Brasileiro. Precisamos compreendê-la e utilizá-la plenamente em prol da defesa, da soberania e da proteção da Amazônia”, destacou.
O diretor-geral do Censipam, Richard Fernandez Nunes, acompanhou as atividades, fez uma breve retrospectiva da atividade de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), e reforçou o compromisso do Centro com a integração entre as instituições de defesa e meio ambiente, especialmente em ações voltadas à Amazônia.
O evento teve como propósito incentivar o intercâmbio de conhecimento entre os órgãos com atribuições na área da DQBRN, fortalecendo a cooperação técnica e o compartilhamento de boas práticas.
Em nome dos participantes, o Coronel Christian Souza, do Comando de Operações Terrestres - COTER, agradeceu a presença do Censipam e reconheceu a relevância do trabalho desenvolvido pelo Centro. “Agradeço não apenas como militar, mas como cidadão brasileiro. Servi três vezes na Amazônia, inclusive comandando uma unidade militar na região, e pude testemunhar o trabalho desenvolvido pelo Censipam. A atividade de Defesa QBRN está cada vez mais engajada com a questão ambiental”, afirmou.
Com sua contribuição técnica e institucional, o Censipam reafirma sua missão de integrar informações estratégicas e promover ações que reforcem a segurança, a defesa e a preservação da Amazônia.
Por Cleber Ribeiro
Fotos: Censipam/NUCOM
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

