Notícias
Censipam apoia Operação Alvorada Verde no Amazonas
Manaus (AM), 02/09/2025 – O Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, em Manaus (CR-MN) participou da Operação Alvorada Verde, concluída no dia 29 de agosto pela Polícia Federal. A ação teve como foco o combate ao cultivo ilegal de maconha e ao tráfico de drogas em regiões remotas do estado do Amazonas.
A missão contou com a participação de profissionais da Inteligência do CR-MN, que atuaram no apoio técnico e no fornecimento de informações estratégicas para a identificação e o monitoramento das áreas de difícil acesso na floresta amazônica. Esse suporte foi fundamental para o planejamento das ações em campo, que resultaram na destruição de aproximadamente 8 mil pés de maconha localizados nas regiões do rio Abacaxis (Nova Olinda do Norte) e do rio Curuçá (Maués).
A operação também contou com a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Força Nacional, em um esforço conjunto de caráter preventivo e repressivo. Além da erradicação das plantações ilegais, as equipes intensificaram a vigilância em rotas estratégicas utilizadas por traficantes, incluindo vias aéreas clandestinas.
Com essa ação, o Censipam reafirma o papel essencial de sua equipe de Inteligência no apoio às operações integradas de segurança e fiscalização na Amazônia, contribuindo para a proteção das comunidades ribeirinhas e indígenas e defesa do território nacional frente a crimes que ameaçam a população e o meio ambiente.
Por Cleber Ribeiro com informações de Tatiane Souza
Fotos: Centro Regional de Manaus (CR-MN)
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000
