Notícias
Censipam apoia maior operação contra garimpo ilegal no Pico da Neblina e Terra Yanomami
Brasília, DF. Em 14/7/2025 - Entre 14 e 24 de junho de 2025, o Centro Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em Manaus desempenhou papel estratégico na Operação Yaripo Ye'pâ III, considerada a maior já realizada pelo ICMBio na unidade de conservação federal contra o garimpo ilegal. A ação ocorreu em área sobreposta ao Parque Nacional do Pico da Neblina e à Terra Indígena Yanomami, no Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela.
O Censipam contribuiu com apoio técnico e de inteligência, fornecendo produtos de sensoriamento remoto e análises geoespaciais essenciais para o mapeamento de acessos clandestinos, identificação de áreas degradadas e planejamento logístico. Essas informações ampliaram a eficácia das ações em campo e resultaram na desativação de diversas estruturas ilegais, na lavratura de 10 autos de infração e na aplicação de multas que somam R$ 97.200,00.

- .
Coordenada em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Federal e Exército Brasileiro, a operação envolveu logística fluvial complexa, com deslocamentos por rios de difícil navegação como Cauaburis, Tucano, Maricibueri e Titiricô, em áreas habitadas por comunidades indígenas como Ariabu e Maturacá.
Com sua atuação, o Censipam reafirma o compromisso com a proteção da Amazônia Legal, oferecendo recursos de monitoramento, análise territorial e inteligência ambiental fundamentais para a defesa do território, o combate aos crimes ambientais e a preservação dos povos e ecossistemas da região.
Por Cleber Ribeiro com informações do Centro Regional de Manaus
Fotos: Centro Regional de Manaus e Acervo/ICMBio
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Ministério da Defesa
(61) 3312-9000