Autenticação de Duas Etapas
Acrescentando segurança ao seu identificador pessoal (Login)
Visando diminuir o impacto com invasões em contas (logins) dos usuários em aplicativos, acesso remoto a equipamentos, redes sociais, webmail e Internet Banking, estamos disponibilizando algumas dicas de segurança. Nesta publicação, vamos explicar como adicionar uma segunda camada de proteção no acesso a uma conta, ou seja, autenticação em duas etapas.
Autenticação em duas etapas (two-factor authentication – 2FA)

O que é?
- É uma técnica de segurança que além da senha padrão exige uma segunda etapa de autenticação para acesso a um determinado serviço. Os bancos já utilizam há algum tempo esses tipos de segurança, como por exemplo o token, que é um dispositivo projetado para gerar uma senha temporária ou cartão de segurança com dezenas de números.
Com a verificação em duas etapas, fica mais difícil da sua conta de acesso ser invadida pois, para que isso ocorra, é necessário que o atacante saiba a sua senha (primeira etapa) e também realize com sucesso uma segunda etapa.
Com o aumento dos ataques cibernéticos, as equipes responsáveis pela segurança de redes tem criado opções para adicionar uma segunda camada de proteção ao acesso de determinados serviços. A verificação ou autenticação em duas etapas pode ser habilitada em diversos serviços da internet, como webmail, redes sociais, Internet Banking, e-comerce, armazenamento em nuvem, entre outros.
As grandes empresas online como o Facebook,Yahoo, Microsoft, Twitter, PayPal, Dropbox entre outros, permitem a autenticação em duas etapas ao fazer login na sua conta a partir de computadores e dispositivos móveis. Os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram(mais utilizados), também possuem essa implementação.
Atualmente, os telefones móveis estão muito presentes no dia-a-dia, e isso cria uma facilidade para o uso desse tipo de segurança(Tokens).
O Token gerador de senhas (ou chave eletrônica), é um tipo de dispositivo eletrônico que gera códigos usados na verificação da sua identidade. O código pode ser gerado ao clique em um botão para ativá-lo e enviado por e-mail, chamada de voz, mensagem de texto (SMS) para o telefone celular que foi cadastrado, ou gerado automaticamente via aplicativo.
![]()
Aplicativos de Autenticação em duas etapas
Existem variedades de aplicativos disponíveis, tanto para android quanto para IOS, que possuem os mesmos padrões de ativação, via QR code.
Abrindo o aplicativo, o usuário adiciona uma nova conta e faz a leitura do QR code de onde quiser aplicar a autenticação.
Alguns exemplos:
1 – Microsoft Authenticator

2 – Google Authenticator

3 – Authy 2-Factor Authentication

Dicas para ativar de autenticação em duas etapas:
1 - Facebook
Faça login em sua conta do Facebook e vá em "Configurações", depois vá em "Segurança", no painel esquerdo. Vá em “Autenticação de dois fatores”, depois vá em “ext message”, em seguida clique em “Começar” seguindo as orientações para o cadastro.

2 - Conta Google
Acesse o link https://www.google.com/landing/2step/ vá em “Começar” e seguir os passos para o cadastro.

3 - Dropbox
Faça login em sua conta do Dropbox e vá em “Configuração” depois vá em “Segurança” e “Verificação em dois passos” e siga as instruções.

4 – WhatsApp
Entre no aplicativo, clique nos três pontinho no canto superior direito, vá em “configuração” depois “Conta” depois vá em “Configuração em duas etapas” depois “Ativar” e siga as instruções.

5 – Telegram
Entre no aplicativo, clique nos três barrinhas no canto superior esquerdo, vá em “Configuração” depois “Privacidade e Segurança” depois vá em “Verificação em Duas Etapas” depois “Configurar senha adicional” e siga as instruções.

Referências:
1 - Cartilha de Segurança para Internet – CERT.BR
https://cartilha.cert.br/
2 - https://canaltech.com.br/seguranca/como-ativar-a-autenticacao-de-senhas-em-duas-etapas-em-sites-populares/
By Juliana Silverstre – juliana@cbpf.br
COTEC/CBPF – Junho 2019