Notícias
Seminários de Física: CBPF recebe Silvio Sorella para falar sobre Teoria Quântica de Campos
No dia 26 de maio, às 16h, as Coordenações de Pesquisa do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) promovem o seminário “Desigualdades de Bell em Teoria Quântica de Campos”, ministrado pelo físico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Silvio Sorella. O seminário acontecerá no Auditório Ministro João Alberto Lins e Barros na sede do instituto.
Sobre o tema
O seminário visa apresentar os desafios da desigualdade de Bell em Teoria Quântica de Campos, tomando como exemplo o caso de um espinor de Majorana no espaço de Minkowski em 1+1 dimensões.
Sobre Silvio Sorella
Bacharelado em Física pela Universidade de Bolonha (1984), Itália, doutorado em Física (1989) pela Escola Internacional Superior de Estudos Avançados (SISSA), Trieste, Itália, e pós-doutorado pela Universidade de Genebra, Suíça. Desde 1995, é professor titular do Departamento de Física Teórica da UERJ. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Teoria Quântica de Campos, atuando principalmente nas seguintes áreas: Teoria Quântica de Campos, Aspectos do Confinamento na Cromodinâmica Quântica, Renormalização Algébrica e Simetria BRST. Possui 206 publicações. É coautor do livro Algebraic Renormalization.
Salve em seu calendário
Palestrante: Silvio Sorella
Tema: Desigualdades de Bell em Teoria Quântica de Campos
Dia: 26/05/2026 – terça-feira
Horário: 16h
Local: Auditório Ministro João Alberto Lins e Barros, à Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).
