Notícias
Quântica em destaque: Nobel de Física 2025 laureia pesquisadores da física quântica
O estudo de tunelamento quântico macroscópico e de efeitos quânticos em circuitos elétricos é a base da atual plataforma mais promissora para computadores quânticos. Na prática, os pesquisadores demonstraram que as leis da física quântica – antes aplicadas a sistemas nano e microscópicos – também podem ser recriadas em sistemas grandes.
“É maravilhoso celebrar como a mecânica quântica, criada há mais de um século, ainda oferece novas surpresas — e continua sendo a base de toda a tecnologia digital”, disse Olle Eriksson, presidente do Comitê Nobel de Física.
Pesquisa nacional
No Ano Internacional das Tecnologias Quânticas, declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), junto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) se colocam na fronteira do conhecimento. Com um investimento de mais de 23 milhões, o instituto localizado no Rio de Janeiro, inaugurou o Laboratório de Tecnologias Quânticas (QuantumTec).
Com o objetivo de fabricar chips quânticos, SQUIDs (dispositivos de interferência quântica supercondutora, em tradução livre), amplificadores paramétricos, detectores de fótons, entre outros, o laboratório oferece um ambiente de pesquisa com equipamentos de ponta em uma área estratégica para o desenvolvimento tecnológico nacional.
