Notícias
Pesquisa de excelência que gera frutos: CBPF tem 11 projetos aprovados na Faperj
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) teve 11 projetos aprovados nas edições 2025 dos Editais Cientistas do Nosso Estado (CNE – Edital 08/2025) e Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE – Edital 09/2025), promovidos pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
As propostas contempladas abrangem todas as coordenações de pesquisa da instituição — Física Teórica (COTEO); Física de Altas Energias (COHEP); Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência (COMAN) e Cosmologia, Astrofísica e Interações Fundamentais (COSMO) — refletindo a diversidade e a força científica do CBPF.
Segundo João Paulo Sinnecker, vice-diretor do CBPF, o resultado reforça a vitalidade da instituição: “O resultado dos editais é motivo de grande satisfação para o CBPF. A diversidade na aprovação, que abrange áreas que vão da Cosmologia e Astropartículas às Tecnologias Quânticas, traduz o compromisso do CBPF com a ciência de fronteira, a formação de novos talentos e a construção de um ambiente de pesquisa de alto impacto no estado do Rio de Janeiro”.
Conheça algumas das linhas de pesquisas contempladas:
JCNE
Da beleza à estranheza: a Física de Sabor como ferramenta na busca por novas interações
Rafael Silva Coutinho – COHEP
O projeto investiga resultados recentes de colisões de partículas no CERN que sugerem possíveis desvios em relação ao Modelo Padrão – a teoria que melhor descreve as partículas fundamentais e suas interações. Usando dados do experimento LHCb, as chamadas anomalias de sabor são analisadas em decaimentos raros envolvendo a transição de um quark b (beleza) para um quark s (estranheza). Esses efeitos podem indicar a existência de novas partículas ou forças fundamentais. A pesquisa combina abordagens experimentais e teóricas, com o apoio de técnicas avançadas de análise de dados e inteligência artificial.
Topologia e Hidrodinâmica em Cristais Líquidos: de Skyrmions a Matéria Ativa
Rodrigo Carlos Viana Coelho - COTEO
Cristais líquidos são materiais que fluem como líquidos, mas possuem estrutura interna organizada. O projeto estuda como o transporte de fluido nesses materiais interage com sua topologia. A partir de simulações computacionais e experimentos realizados por colaboradores, busca-se entender e controlar esses fluxos microscópicos – abrindo caminho para aplicações em microfluídica, materiais inteligentes e na descrição de sistemas biológicos.
CNE
Entropias Não Aditivas - Fundamentos e Aplicações Científicas e Tecnológicas
Constantino Tsallis – COTEO
A mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs, formulada um século e meio atrás, é um dos pilares da física moderna, mas mostra limitações em sistemas “complexos”, que exibem correlações de longo alcance. A formulação em termos de entropias não aditivas supera essa dificuldade e permite novas aplicações em sistemas naturais, tecnológicos e sociais. O projeto busca aprofundar os fundamentos dessa teoria e explorar novas fronteiras de aplicação.
Comunicação quântica na Rede Rio Quântica: Criação de tecnologias quânticas para implementação de protocolos de chave segura em distâncias metropolitanas
Gabriel Horacio Aguilar - COMAN
A comunicação quântica é uma nova forma de transmitir informações com total segurança, baseada nas leis fundamentais da mecânica quântica. Desde 2021, o CBPF integra a Rede Rio Quântica (RRQ), que conecta instituições como UFF, PUC-Rio, UFRJ e IME. O projeto implementará os primeiros protocolos de criptografia quântica nessa rede, por meio de fibras ópticas (PUC–CBPF) e links de espaço livre (UFF, IME e CBPF). Também serão desenvolvidas fontes de fótons emaranhados, essenciais para a segurança e para a próxima geração de tecnologias quânticas.
Cosmologia e o lado escuro do Universo com lentes gravitacionais na era do LSST
Martín Makler - COSMO
Segundo nossa compreensão atual do Universo, a maior parte do seu conteúdo é feito de matéria e energia escuras, cuja natureza ainda é desconhecida. O projeto utiliza o fenômeno das lentes gravitacionais — o desvio da luz pela gravidade — para estudar essas componentes invisíveis. Com o novo Observatório Vera Rubin, milhares de eventos serão detectados. Usando dados, simulações e técnicas de inteligência artificial, a pesquisa visa extrair informações físicas desses sistemas e desvendar o lado escuro do cosmos.
Orbitrônica em materiais complexos
Tatiana Gabriela Rappoport - COTEO
Além da carga elétrica (eletrônica) e do spin (spintrônica), o momento angular orbital dos elétrons surge como nova via para processar informação. Essa área emergente, a orbitrônica, investiga fenômenos em materiais ultrafinos com potencial para criar dispositivos mais eficientes e sustentáveis, reduzindo o consumo de energia.
Construção do Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO)
Ulisses Barres de Almeida - COHEP
O projeto apoia a participação brasileira na construção do primeiro observatório de raios gama de grande campo de visão do Hemisfério Sul, o SWGO, que será instalado a 4.770 metros de altitude no Deserto do Atacama (Chile). O grupo de astropartículas do CBPF, liderado por Barres, é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos detectores que serão usados no observatório. As obras começam em 2026, colocando o Brasil na linha de frente mundial da astrofísica de altas energias.
Outros projetos contemplados:
Desenvolvimento e caracterização de sensores semicondutores de alto desempenho, instrumentação e sistemas inteligentes para experimentos em física de partículas e aplicações
Antonio Vilela Pereira - COHEP
Crescimento, caracterização e reatividade química de superfície de sulfetos metálicos por espectroscopia de fotoelétrons de Raios-X em condições de pressão próximas à ambiente (NAP-XPS) e espectroscopia de reflexão-absorção de infravermelho (FTIR/IRRAS)
Fernando Loureiro Stavale Junior - COMAN
Laboratório de Tecnologias Quânticas do CBPF: dispositivos supercondutores e sensores. Aplicações em informação quântica e na indústria do petróleo
Ivan dos Santos Oliveira Junior - COMAN
Informação e Termodinâmica Estocásticas: Teoria, Métodos e Aplicações
Sílvio Manuel Duarte Queirós - COSMO
Resultado Final Edital 08/2025: https://www.faperj.br/rp/downloads/Resultado_Final_Edital_FAPERJ_N%C2%BA_08_2025_%E2%80%93_Programa_Cientista_do_Nosso_Estado_-_2025.pdf
Resultado Final Edital 09/2025: https://www.faperj.br/rp/downloads/Resultado_Final_Edital_FAPERJ_N%C2%BA_9_2025_JCNE.pdf
Listagens de Editais Faperj 2025: https://www.faperj.br/?id=28.5.7