Notícias
MAST inaugura novo Sistema Solar em Escala em homenagem ao pesquisador do CBPF Henrique Lins de Barros
No ano em que celebra quatro décadas de história, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) prepara um momento especial para o público: a inauguração da nova versão do seu tradicional Sistema Solar em Escala, agora batizado Sistema Solar Professor Henrique Lins de Barros — homenagem ao físico e ex-diretor do MAST, pesquisador do CBPF, que faleceu neste ano e deixou importante marca na divulgação científica brasileira.
O lançamento ocorrerá no dia 2 de dezembro, às 13h30, e a data foi escolhida a dedo: o Dia da Astronomia. Gratuito e aberto a todos os públicos, o evento convida docentes, estudantes, pesquisadores, pesquisadoras, pessoas que divulgam a ciência e curiosos do Universo a conhecerem de perto a renovação de um dos equipamentos mais emblemáticos do museu.

- Henrique Lins de Barros junto ao atual diretor do MAST, Márcio Rangel - Crédito: MAST
Uma experiência renovada e ampliada
Trinta anos após sua criação, o Sistema Solar em Escala ganha uma versão completamente atualizada. Concebido originalmente nos anos 1990 por Henrique Lins de Barros, o equipamento tornou-se referência na educação em astronomia por sua proposta simples, inteligente e altamente envolvente: representar as distâncias e os tamanhos dos corpos celestes de forma proporcional, permitindo que o público “caminhe pelo Sistema Solar”.
Na nova versão, o equipamento ganha escala ampliada, o que permitirá visualizar com mais clareza os planetas rochosos — Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Ao todo, o trajeto terá cerca de 330 metros, distância equivalente à separação entre o Sol e Netuno na escala proposta.
Além de atualizações nos dados astronômicos, o novo modelo traz um diferencial importante: os conteúdos dos totens incorporam questões ambientais, históricas e culturais, conectando a astronomia a temas contemporâneos e estimulando reflexões que vão muito além das estrelas.
Programação
A abertura contará com uma visita mediada ao novo Sistema Solar, seguida da mesa-redonda “Um novo Sistema Solar para o MAST e seus públicos”, que discutirá o papel do museu na educação científica e a importância de equipamentos interativos para a formação de novos olhares sobre o cosmos.
Serviço
Local: Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Auditório do Prédio Ronaldo Mourão
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro
Data: 02/12/2025 (terça-feira)
Horário: 13h30
Entrada gratuita
Transmissão: ao vivo pelo canal do MAST no YouTube