Notícias
CBPF tem pesquisadores contemplados em editais e prêmio da Faperj
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foi contemplado em três recentes editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
No dia 19 de novembro, foi publicado o resultado do edital “Tecnólogos para Plataformas de Equipamentos Multiusuários. Ele teve como objetivos assegurar o suporte ao uso e acesso a Plataformas de Equipamentos Multiusuários por tecnólogos com mestrado ou doutorado, garantir o bom funcionamento desses espaços, além de fortalecer instituições de pesquisa e ensino do Rio de Janeiro, ajudando a ampliar a entrega de resultados científicos e tecnológicos. Foram aprovados 38 bolsistas, entre mestres e doutores.
No CBPF, os doutores Flavia Fernandes da Silva e Matheus Torquato foram contemplados. Serão supervisionados pelo pesquisador aposentado Alexandre Malta Rossi e pelo pesquisador e coordenador do Laboratório Multiusuário de Nanociências e Nanotecnologias (LabNano) André Linhares Rossi.
O LabNano é um centro de pesquisas composto por vários laboratórios dedicados à produção e caracterização de nanoestruturas e nanomateriais, que são materiais com pelo menos uma dimensão em escala nanométrica (1 a 100 nanômetros, sendo que 1 nanômetro é igual a 1 bilionésimo de um metro). Ele é aberto para a comunidade acadêmica e para as comunidades de desenvolvimento tecnológico e inovação, via termos de cooperação.
Inovação estratégica
Estimular a realização de projetos de pesquisa multidisciplinares e inovadores em áreas relevantes e estratégicas para o Estado do Rio de Janeiro. Com esse objetivo, a Faperj lançou o edital n° 22/2025 - Programa Pensa Rio.
Foram selecionados 138 projetos de 22 instituições do Rio de Janeiro, com um investimento próximo a 1bilhão de reais. Dentre os institutos contemplados, o CBPF teve três projetos escolhidos:
- “Centro de Inteligência Artificial em Física de Altas Energias (CIAFAE)”, proposto por Ignacio Alfonso de Bediaga e Hickman – Coordenação de Física de Altas Energias (COHEP).
- “Tecnologias quânticas em sistemas híbridos”, solicitado por Ivan dos Santos Oliveira Junior – Coordenação de Matéria Condensada, Física Aplicada e Nanociência (COMAN).
- “Astronomia Extragalática no Rio: observações e computação para compreender a formação e evolução de estruturas do Universo”, liderado por Miguel Boavista Quartin – Coordenação de Cosmologia, Astrofísica e Interações Fundamentais (COSMO).
“O Pensa Rio é um exemplo do compromisso da FAPERJ com uma ciência conectada às necessidades da sociedade. Estamos falando de pesquisa aplicada, multidisciplinar e voltada para melhorar a vida da população do estado do Rio de Janeiro”, destacou a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, para a comunicação da Fundação.
Prêmios que reconhecem a excelência
Já no dia 26 de novembro, a Faperj publicou o resultado do edital Prêmio FAPERJ de Ciência, Inovação e Reconhecimento – Destaques do Rio de Janeiro.
No Eixo Sociedade Científica e Inovadora, os finalistas foram avaliados por Comitês Especiais de Julgamento, formados por especialistas de diversas áreas do conhecimento, com base em critérios de elegibilidade e nos objetivos estabelecidos no edital. Entre eles, o reconhecimento da excelência de pesquisadores, empresas, startups e comunicadores apoiados pela FAPERJ; a valorização do impacto social e econômico da pesquisa e da inovação no desenvolvimento do Estado; o estímulo à divulgação científica e a promoção da aproximação entre ciência, setor produtivo e sociedade.
No CBPF, os pesquisadores Constantino Tsallis e Ivan Oliveira foram premiados. Tsallis recebeu o primeiro lugar na Categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas da Terra e Engenharias, que avaliou o trabalho científico, tecnológico e formativo desenvolvido nos últimos dez anos; Oliveira, o segundo lugar na categoria Pesquisa de Impacto – 2025, que reconheceu pesquisas fluminenses de alta relevância científica e impacto social recente, concluídas ou em execução, que tenham gerado resultados expressivos para o Estado do Rio de Janeiro no período de 2020 a 2025.
No site da Fundação, a presidente da FAPERJ, Caroline Alves, reafirmou a importância do prêmio: “É uma forma de reconhecer e celebrar o trabalho de pessoas e instituições que dedicam suas vidas a produzir conhecimento, transformar realidades e contribuir para o desenvolvimento do estado”.
A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 11 de dezembro, a partir das 17h, na Sala Cecília Meireles.
Confira a lista dos contemplados:
Edital n° 35/2025: https://www.faperj.br/rp/downloads/Resultado_Preliminar_Edital_FAPERJ_N%C2%BA_35_2025_%E2%80%93_Pr%C3%AAmio_FAPERJ_%E2%80%93_Eixo_1.pdf