Perfis dos cargos

Publicado em 16/01/2020 12h19 Atualizado em 10/08/2020 18h02
DO CARGO
Nome do cargo DAS 101.6
Nível do cargo Secretário-Executivo Adjunto
Órgão de atuação SECRETARIA-EXECUTIVA/CC
Subordinação CASA CIVIL
Requisitos legais Decreto nº 9.979, de 20 de agosto de 2019 (Casa Civil)
DAS RESPONSABILIDADES
Principais responsabilidades
  • Substituir o Secretário-Executivo em suas ausências e impedimentos legais.
  • Assessorar o Secretário-Executivo na definição de diretrizes e na implementação de ações da Secretaria Executiva.
  • Planejar e coordenar as ações de gestão e modernização da Casa Civil da Presidência da República, incluindo governança, sistemas de informação, gestão de risco e integridade.
  • Organizar informações estratégicas para tomada de decisão do Secretário-Executivo.
  • Coordenar a atuação da Secretaria-Executiva nos colegiados dos quais a Casa Civil da Presidência da República participe.
  • Promover a necessária articulação e coordenar o monitoramento dos temas transversais da Secretaria-Executiva, das Subchefias e das Secretarias Especiais da Casa Civil da Presidência da República.
  • Substituir o Secretário Executivo em suas ausências e impedimentos legais.
  • Assessorar o Secretário-Executivo na definição de diretrizes e na implementação de ações da Secretaria-Executiva.
  • Planejar e coordenar as ações de gestão e modernização da Casa Civil da Presidência da República, incluindo governança, sistemas de informação, gestão de risco e integridade.
  • Organizar informações estratégicas para tomada de decisão do Secretário-Executivo.
  • Coordenar a atuação da Secretaria-Executiva nos colegiados dos quais a Casa Civil da Presidência da República participe.
  • Promover a necessária articulação e coordenar o monitoramento dos temas transversais da Secretaria-Executiva, das Subchefias e das Secretarias Especiais da Casa Civil da Presidência da República.
Escopo de gestão/ Equipe de trabalho Coordenação de equipe formada por três Diretorias, unidades de gestão e assessores. 
DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
Formação e experiência
  • 5 anos de experiência gerencial em alto nível; ou
  • Ter ocupado cargo de direção na administração pública de nível equivalente a DAS-3 ou superior por pelo menos três anos; ou
  • Possuir título de mestre ou doutor em administração, economia, políticas públicas, gestão pública, direito ou áreas correlatas; ou
  • Possuir experiência na coordenação de políticas ou na relação com o Poder Legislativo.
Competências
  • Orientação para resultados;
  • Visão sistêmica;
  • Liderança de equipes;
  • Gestão de projetos e de pessoas;
  • Articulação político-institucional;
  • Coordenação dos projetos estratégicos do Governo Federal.

 

DO CARGO
Nome do cargo DAS 102.5
Nível do cargo Assessor Especial
Órgão de atuação SECRETARIA-EXECUTIVA/CC
Subordinação CASA CIVIL
Requisitos legais Decreto nº 9.979, de 20 de agosto de 2019 (Casa Civil)
DAS RESPONSABILIDADES
Principais responsabilidades
  • Assessorar o Secretário-Executivo e o Secretário-Executivo Adjunto na implementação de metas e programas de trabalho.
  • Assessorar o Secretário Executivo e o Secretário-Executivo Adjunto nos Comitês e Conselhos de que participam.
  • Auxiliar o planejamento de projetos e atividades que serão executados, desenvolvidos e controlados pela Secretaria Executiva.
  • Apoiar a gestão interna da Secretaria-Executiva.
  • Facilitar a articulação intra e inter organizacional da Secretaria-Executiva com órgãos públicos e privados.
  • Analisar e opinar sobre propostas normativas, fazendo, eventualmente, parecer de mérito e promovendo a necessária articulação governamental.
Escopo de gestão/ Equipe de trabalho Não se aplica
DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
Formação e experiência
  • 5 anos de experiência gerencial ou de assessoramento em alto nível; ou
  • Ter ocupado cargo de direção na administração pública de nível equivalente a DAS-3 ou superior por pelo menos três anos; ou
  • Possuir título de mestre ou doutor em administração, economia, políticas públicas, gestão pública, direito ou áreas correlatas.
Competências
  • Orientação para resultados;
  • Visão sistêmica;
  • Liderança de equipes;
  • Gestão de projetos e de pessoas;
  • Articulação político-institucional;
  • Coordenação dos projetos estratégicos do Governo Federal.

 

DO CARGO
Nome do cargo Diretor de Governança, Inovação e Conformidade
Nível do cargo DAS 101.5
Órgão de atuação Diretoria de Governança
Subordinação Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República
Requisitos legais Decreto n° 9.678, de 2 de janeiro de 2019.
DAS RESPONSABILIDADES
Principais responsabilidades
  • Atendimento às demandas de órgãos de controle;
  • Resposta a requerimentos de informação do Congresso Nacional dirigidos à Casa Civil;
  • Apoio técnico e operacional a colegiados coordenados pela Secretaria-Executiva da Casa Civil;
  • Subsídio à tomada de decisão em relação a órgãos colegiados coordenados ou integrados pela Casa Civil;
  • Acompanhamento do funcionamento dos órgãos colegiados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional;         
  • Subsídio a questões orçamentárias e financeiras da Casa Civil e do Poder Executivo federal;
  • Apoio aos processos de gestão das estruturas de governança e estratégia da Casa Civil;
  • Planejamento e orientação das atividades corporativas da área de governança, risco e integridade no âmbito da Casa Civil;
  • Apoio às ações de inovação, de modernização e de melhoria dos processos da Casa Civil;
  • Conformidade dos procedimentos praticados pela Secretaria-Executiva.
Escopo de gestão/ Equipe de trabalho
  • Estabelecimento e gerenciamento dos processos, projetos e ações necessários ao cumprimento das atribuições regimentais da DIGOV, bem como coordenação da equipe de trabalho e definição das estratégias metodológicas.
  • A conformação e o dimensionamento da equipe é variável, de acordo com as iniciativas conduzidas pela Diretoria.
DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
Formação e experiência
  • Nível superior em qualquer área de formação;
  • Experiência profissional em cargos de gestão; ou
  • Conhecimentos técnicos na área de gestão/governança pública; ou
  • Conhecimento acerca dos instrumentos que definem as diretrizes de governo; ou
  • Conhecimento da legislação afeta às atribuições da Diretoria.
Competências
  • Orientação a resultados;
  • Gestão da Mudança;
  • Gestão de Pessoas;
  • Aplicar efetivamente os conhecimentos de legislação pertinentes à sua área de atuação;
  • Capacidade de definir objetivos, estratégias, metas e resultados para sua área de atuação;
  • Gestão de Conflitos;
  • Capacidade de estabelecer parcerias com áreas internas e externas à Casa Civil;
  • Visão Sistêmica;
  • Representação Institucional;
  • Comunicação;
  • Orientação para o Serviço Público;
  • Resolução de Problemas;
  • Gestão de Desempenho da Equipe;
  • Negociação;
  • Gestão Participativa;
  • Gestão de Projetos; e
  • Gestão dos Processos de Trabalho.

 

DO CARGO
Nome do cargo DAS 101.5
Nível do cargo Diretor
Órgão de atuação DIRETORIA DE GESTAO DA INFORMACAO/SE/CC
Subordinação SECRETARIA-EXECUTIVA/CC
Requisitos legais Decreto nº 9.979, de 20 de agosto de 2019 (Casa Civil)
DAS RESPONSABILIDADES
Principais responsabilidades
  • Fomentar e apoiar as atividades relacionadas com a especificação, o desenvolvimento, a implementação, a sustentação e a disseminação das soluções de tecnologia destinadas à gestão da informação que deem suporte aos processos de trabalho da Casa Civil;
  • Apoiar as atividades relacionadas ao planejamento, à articulação e à gestão de dados e informações para dar suporte aos processos de tomada de decisão;
  • Apoiar a definição de políticas e diretrizes de gestão e governança de dados e de informações;
  • Promover ações de inovação e integração no uso de soluções de informação gerencial e estratégica de governo e da aplicação de metodologias de inteligência analítica e de ciência de dados;
  • Representar os interesses da Casa Civil da Presidência da República como órgão membro correlato do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP;
  • Assessorar a Casa Civil da Presidência da República nos assuntos relativos à Comissão Mista de Reavaliação de Informações;
  • Supervisionar o desenvolvimento, sustentação e gestão soluções de tecnológicas desenvolvidas pela Casa Civil;
  • Representar institucionalmente o Departamento ou a Casa Civil em assuntos ligados às atribuições do DGINF.
Escopo de gestão/ Equipe de trabalho
  • Responsável pela gestão de equipe multidisciplinar de aproximadamente 20 colaboradores, distribuídos em três Coordenações-Gerais:
  • Coordenação-Geral de Soluções Tecnológicas que atua na concepção e desenvolvimento de soluções tecnológicas, governança de dados e consultoria avançada em TI;
  • Coordenação-Geral de Informações Estratégicas que atua no tratamento e integração de dados, e na aplicação de inteligência analítica para o desenvolvimento de soluções de apoio a tomada de decisão;
  • Coordenação-Geral de Gestão do Acesso à Informação que atua como autoridade de monitoramento da Lei de Acesso da Informação da Casa Civil e como Secretaria-executiva da Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI) e suplência do Ministro da Casa Civil na Presidência do Colegiado da CMRI.
DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
Formação e experiência
  • Curso de graduação de nível superior em Tecnologia da Informação e áreas correlatas, como: Engenharia da Computação; Ciência da Computação; Sistemas de Informação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão em Tecnologia da Informação; Tecnologia em Processamentos de dados; ou
  • Possuir título de mestre ou doutor na área de Tecnologia da Informação; ou
  • Possuir experiência profissional de, no mínimo, cinco anos em atividades das áreas de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação; ou
  • Possuir experiência de, no mínimo, dois anos em liderança de equipes de Tecnologia da Informação; ou
  • Possuir experiência de, no mínimo, dois anos em gerenciamento de projetos no modelo tradicional (PMBOK) ou ágil (SCRUM) ou possuir Certificação PMP; ou
  • Possuir Experiência de, no mínimo, um ano em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de soluções de software; ou
  • Possuir Experiência de, no mínimo, um ano em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de soluções de apoio da tomada de decisão baseadas em Bussiness Intelligence e Analytics; ou
  • Possuir Experiência de, no mínimo, um ano em gestão de serviços de TI.
Competências
  • Liderança de equipes;
  • Capacidade de Comunicação e Compartilhamento de informações e conhecimentos.
  • Gestão de Projetos de soluções de Software;
  • Gestão de Sistemas de Informação;
  • Gestão de Serviços de TI;
  • Desenvolvimento de soluções Software;
  • Desenvolvimento de soluções de Bussiness Intelligence / Analytics;
  • Orientação a resultados; e
  • Resolução de Problemas
Outros requisitos Inglês Avançado