There was an error while rendering this tile
Prevenção: Disponibilize preservativos e testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Realize campanhas educativas para conscientização da população, em alinhamento com estratégias do Ministério da Saúde.
Diagnóstico: Oferta de testes diagnósticos, priorizando a oferta de testes rápidos, para ampliação de acesso e alcance de populações em situação de vulnerabilidades. Além disso, assegurar a qualidade dos resultados de testes diagnósticos ofertados no SUS, por meio das ferramentas ofertadas pelo Ministério da Saúde.
Tratamento: Garanta acesso contínuo aos medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, como antirretrovirais e medicamentos para tuberculose. Invista no fortalecimento das redes de atendimento municipais.
Acompanhamento: Fortaleça os Serviços de Atenção Especializada (SAE) e as estratégias de busca ativa para identificar casos e reduzir abandono de tratamento.
Metas: Invista na eliminação da transmissão vertical (HIV e sífilis). Municípios que zeram casos podem receber certificação do Ministério da Saúde, destacando-se como referência.
IMPORTANTE 1 :Trabalhe na obtenção de selos de controle de doenças para fortalecer a imagem do município e atrair recursos adicionais.
IMPORTANTE 2: Verifique se o seu município é contemplado com o recurso do Incentivo Financeiro às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle do HIV/Aids, da Tuberculose, das Hepatites Virais e das ISTs.