Painel Integrado de Monitoramento do Cuidado do HIV e da Aids
O Painel de Monitoramento Integrado do Cuidado do HIV e Aids apresenta informações sobre as etapas do cuidado contínuo das pessoas vivendo com HIV ou aids, abrangendo diagnóstico, tratamento e supressão viral. Além da cascata do cuidado contínuo do HIV (por município de residência) e do indicador 12 do PQAVS já calculado (percentual de casos de AIDS com LT-CD4 < 200 células/mm³).
Para preservar a confidencialidade, os municípios e serviços com menos de 50 pessoas vinculadas ao cuidado foram agrupados, garantindo a proteção contra a identificação individual. Os dados de todos os municípios, sem os dados de perfil, podem ser acessados no “PIMC (todos os municípios)”. Acesse aqui.
Atualizado mensalmente, o objetivo é fornecer, em tempo oportuno, informações sobre as principais lacunas e desafios a serem enfrentados, para que seja possível garantir às pessoas vivendo com HIV ou aids um cuidado cada vez melhor, reduzindo a morbimortalidade e a incidência de novos casos da infecção. Ressalta-se que 'conhecer sua epidemia' é uma etapa essencial para formular e implementar estratégias e ações eficazes que contribuam para a eliminação da epidemia como problema de saúde pública.
Nesse painel são utilizados os seguintes bancos de dados:
- Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom);
- Sistema de Controle de Exames Laboratoriais de CD4+/CD8+ e Carga Viral do HIV (Siscel);
- Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan);
- Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)
Os dados apresentados na linha de cuidado são diferentes dos apresentados na Cascata de cuidado contínuo do HIV. Isso se dá porque:
1) A cascata considera ainda, por meio de estimativa, exames realizados na Saúde Suplementar (rede privada).
2) O banco utilizado no painel é do ano vigente, podendo ter diferença de números dos anos anteriores.
3) A definição de Pessoas em Tarv foi sendo atualizada ao longo dos anos. Nesse painel, utiliza-se a definição atual para os dados de todos os anos: "pessoas que na última dispensação do ano estão sem atraso na retirada de medicamento ou com atraso inferior a 60 dias".
4) A cascata utiliza local de residência do(a) usuário(a) SUS, enquanto o painel utiliza o local do serviço que solicitou o exame ou dispensação de ARV.
Banco de dados
O arquivo compactado é formado por um dicionário de dados (PDF) e dois bancos (CSV) que compõem o Painel de Monitoramento do Cuidado do HIV e da aids.
O arquivo “Banco_PIMC_2024_ult.csv” possui o último registro de cada ano das pessoas vivendo com HIV/aids que apresentaram dispensação de TARV, exame de carga viral e/ou exame de contagem de linfócitos T CD4+, entre 2014 e 2024.
O arquivo “Banco_PIMC_2024_prim.csv” possui o primeiro registro de cada pessoa vivendo com HIV/aids que apresentou dispensação de TARV, exame de carga viral e/ou exame de contagem de linfócitos T CD4+, entre 2000 e 2024.
Clique aqui para acessar. (caso não conclua o download, favor copiar o link: http://mediacenter.aids.gov.br/Transparencia_Ativa/Banco_PIMC_2024.zip e abrir em uma nova aba do seu navegador).
Para outros indicadores de HIV/aids e hepatites virais acesse aqui o Painel de Indicadores Epidemiológicos.