CIÊNCIA

Dathi/MS destaca avanços em saúde pública no X Congresso Norte/Nordeste de Infectologia

Amamentação e HIV, HTLV, DoxiPEP e vigilância do gonococo foram temas abordados pelo Departamento durante o evento

Publicado em 15/06/2026 13:41Modificado em 17/06/2026 10:54
Compartilhe:
pessoas sentadas
X Congresso Norte/Nordeste de Infectologia

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), do Ministério da Saúde (MS), participou do X Congresso Norte/Nordeste de Infectologia, realizado entre os dias 4 e 6 de junho, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e pela comissão científica do Rio Grande do Norte (RN), reuniu equipes multiprofissionais de saúde, graduandos, pesquisadores(as) e prescritores(as) para discutir temas relevantes da infectologia nacional e internacional.

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina e representando o Comitê Técnico Assessor de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Dathi (CTA-IST/Dathi), Angélica Espinosa Miranda moderou a sessão sobre Amamentação e HIV. As coordenações de Vigilância de ISTs e HIV e Aids do Ministério da Saúde apresentaram as políticas públicas com enfoque na América Latina e atualização das discussões no Brasil frente ao desejo de amamentar por pessoas vivendo com HIV e com carga viral indetectável; pontos de atenção para as equipes de Saúde multiprofissionais; e o papel da(o) infectopediatra nas orientações sobre a prática de amamentação por pessoas vivendo com HIV.

Além disso, foram discutidas as políticas públicas para o enfrentamento da infecção pelo Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) com destaque para o cenário mundial, da América Latina e do Brasil no que tange às ações de cuidado das pessoas que vivem com HTLV, prevenção e eliminação da transmissão vertical até 2030. A estratégia de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) bacterianas com o uso da doxiciclina pós-exposição, conhecida como “DoxiPEP”, recentemente avaliada e aprovada para incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS), também foi amplamente debatida, e encontra-se dentro do período dos 180 previstos para implementação após publicação da portaria (PORTARIA SCTIE/MS Nº 016, DE 10.03.2026).

Ainda neste congresso, os resultados da 3 edição da vigilância da sensibilidade do gonococo aos antimicrobianos (SenGono – Sentinela do Gonococo), foi apresentado pela Coordenadora do Laboratório Nacional de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, Maria Luiza Bazzo, em uma mesa em que foram debatidas políticas públicas para Infecções Sexualmente Transmissíveis, e protocolos de diagnóstico e tratamento.

Colaboração e impacto

A participação do Dathi/SVSA/MS no congresso foi fruto de parcerias prévias com membros de Comitês do Departamento que compõem a comissão científica do evento, como Mônica Bay, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista infectologista e coordenadora da comissão organizadora.

Pâmela Gaspar, coordenadora-geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Cgist/Dathi/MS) enfatizou a importância desses encontros. “Eventos como o X Congresso Norte/Nordeste de Infectologia são essenciais para atualizarmos nossos(as) profissionais de saúde, gestores e garantirmos que as melhores práticas e as mais recentes evidências científicas cheguem à ponta do cuidado”, afirmou a coordenadora.

Adria Albarado, Lorany Silva e Ravi Ribeiro.

Categorias
Saúde e Vigilância Sanitária
Compartilhe: